Municípios que compõem a CREDE 9 receberão mais de R$ 2,9 milhões para investir na recuperação da aprendizagem.

27 de outubro de 2021 - 08:28

No dia de hoje, 26 de outubro de 2021, a equipe CECOM 9, juntamente com os representantes da Célula de Cooperação Financeira de Programas e Projetos – COPEM/SEDUC, Bruno Freire e Marcos Colares, reuniu-se virtualmente com as equipes responsáveis pela elaboração do Pacto da Aprendizagem dos municípios de Beberibe, Cascavel, Chorozinho, Horizonte e Pindoretama, com o intuito de sanar dúvidas e acelerar o processo de execução dos convênios. Agradecemos a presença e o comprometimento de todos.

O Pacto pela Aprendizagem é uma iniciativa do Governo do Ceará, concebida por meio da Secretaria da Educação (Seduc), Vice-Governadoria e do Programa Cientista Chefe. Sua elaboração teve contribuição da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Ceará (Undime-CE) e dos Secretários Municipais de Educação.

O Pacto pela Aprendizagem, executado em 2021 e 2022, vai fortalecer o regime de colaboração entre o Governo do Ceará e os 184 municípios para recuperar a aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental diante do contexto de pandemia da Covid-19.

O investimento total para o desenvolvimento das ações do Pacto é de R$ 130 milhões. Desse montante, R$ 50 milhões serão investidos pelo Estado em tecnologia, plataformas de aprendizagem e material de apoio à recuperação de estudantes das escolas municipais. Já R$ 80 milhões serão transferidos aos municípios para que utilizem na reforma e na aquisição de equipamentos para as escolas; na compra de veículos de transporte escolar; no reforço da conectividade com equipamentos tecnológicos; na implementação de tempo integral na rede municipal e no apoio às atividades extracurriculares para atuar na recuperação das aprendizagens dos alunos.