EEEP

 

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

“O Governo do Estado do Ceará está comprometido com a tarefa primordial de elevar os resultados da escola pública, que atende a quase 90% da matrícula das crianças e jovens do nosso Estado. No âmbito do Ensino Médio, última etapa da educação básica, que ao longo dos últimos anos vem sofrendo um ‘arrasto’ decrescente nos resultados, os desafios para a melhoria da escola são consideráveis. Para começo de conversa, é preciso foco na elevação do nível de desempenho dos alunos em português e matemática, eixos que dão suporte a todo processo de desenvolvimento da autonomia intelectual para as aprendizagens.
(…) assume também o desafio de promover a articulação do currículo do ensino médio com a formação para o mundo do trabalho. Esta tarefa, ordenada pela nossa legislação educacional, integra a política estadual para a juventude e pretende qualificar o projeto pedagógico de escolas de ensino médio, preparando os jovens, com boas formações técnicas, para a inserção nos processos produtivos e seguir aprendendo com possibilidade de adaptação às demandas e às transformações desses processos.” (Trechos do artigo da secretária Izolda Cela, publicado no jornal O Povo, 24-06-2008)

DIFERENCIAL

O Governo do Estado mais uma vez sai na vanguarda, quando atende a um dispositivo legal instituído dia 16 de julho de 2008, que altera a lei de diretrizes e bases da educação propondo que a educação profissional integre-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, das ciências e da tecnologia. Diversificar a oferta do Ensino Médio, visando sua articulação com a educação profissional e com a continuidade dos estudos, está entre os objetivos da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) para os anos de 2007 a 2010.

Em 2008, foram criadas as primeiras 25 escolas de educação profissional. No ano de 2009, mais 26 unidades passam a funcionar com essa nova sistemática e em 2010 outras 50 escolas serão abertas. Atualmente, mais de 12 mil jovens em todo o Ceará estão tendo a oportunidade de aprender uma profissão, além das disciplinas próprias do ensino médio.

A região da 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação-CREDE foi contemplada com quatro unidades escolares: em 2008 com a implantação da Escola Estadual de Educação Profissional José Maria Falcão (Pacajus) referência na região e em todo estado; em 2009 com a Escola Estadual de Educação Profissional Ma. Dolores Alcântara e Silva (Horizonte) e a Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz (Cascavel), em 2011 com a Escola Profissional Pedro de Queiroz Lima (Beberibe).

CURSOS

– Ensino Médio Integrado – currículo do ensino médio integrado à área técnica, no qual o 1° ano se desenvolverá em tempo integral. Em 2008, foram ofertados cursos técnicos de Enfermagem, Segurança no Trabalho, Turismo e Informática, acrescentando em 2009, o curso de agroindústria.

– E-jovem – Os alunos das escolas de educação profissional também vão contar com o projeto e-Jovem, cujo conteúdo é fundamentado nas disciplinas: Inglês Instrumental, Informática, Lógica das Linguagens de Português e Matemática, além de Empreendedorismo Social no módulo I. Linux, Inkscape, Gimp, Fhash, Html, CSS, Dreamwever, Php, Programação para Web, Hardware, Redes, Banco de Dados, Inglês tecnico, Empreendedorismo e Java no módulo II. O projeto é destinado aos alunos do 3º ano do ensino médio e os egressos das escolas públicas estaduais. Eles são capacitados em tecnologia da informação e comunicação, empreendedorismo e cooperativismo, ampliando as chances de emprego e renda nas áreas mais pobres do Estado.

– Prévest – Curso pré-vestibular para alunos do ensino médio da rede estadual. Em 2008, participaram deste programa as seguintes instituições de ensino: E.E.M. Júlia Alequer Fontenele, E.E.M. Padre Arimatéia Diniz, E.E.F.M. Custódio da Silva Lemos, Liceu Edson Queiroz (atualmente denominada E.E.E.P. Edson Queiroz), E.E.E.P. José Maria Falcão e E.E.M. Wladimir Roriz.

A implantação das referidas Escolas de Educação Profissional é um marco na história da educação, beneficiando aos discentes uma formação profissional e cidadã voltada para o ingresso ao mercado de trabalho.