- Destaque
- Endereço Escolas
- Escolas
- Escolas
- Estrutura
- Institucional
- Lista de notícias
- Municípios
- Notícias
- Pagina Inicial - Menu
- Sessão de notícias
CREDE 9 realiza a Solenidade de Premiação Etapa Regional – Ceará Científico 2024
3 de outubro de 2024 - 14:56
A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 9/Horizonte, por meio da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – CEDEA, realiza no dia 03 de outubro a Solenidade de Premiação fase Regional do CEARÁ CIENTÍFICO 2024.
O CC é promovido pela Seduc, com auxílio de recursos do Fundo de Inovação Tecnológica (FIT), gerenciado pela Fundação Cearense deApoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), em parceria com instituições de fomento à pesquisa, à cultura e às ciências e universidades e faculdades do Estado. O evento propõe culminância na etapa estadual dos projetos de pesquisa classificados, desenvolvidos sistematicamente no cotidiano escolar, a fim de celebrar e socializar produções de conhecimentos nas diversas áreas do saber.
Desde 2023, o Ceará Científico ampliou seus objetivos ao passar a constituir-se como uma ação estudantil que extrapola a dimensão científica, mas que incorpora também ações de cunho solidário e cooperativo. Solidário, pois propõe que escolas e estudantes que foram premiadas/os em edições anteriores passem a apoiar aquelas/es que não tiveram, por diferentes motivos, oportunidade de participação neste e em outros programas de cunho científico, incentivando-as/os à iniciação da investigação científica, com elaboração de experiências e apresentação de projetos a nível estadual e nacional. E é também cooperativo, por compreender que a prática da pesquisa, como um princípio pedagógico e metodológico de troca e de produção de conhecimento, bem como os momentos de apresentação de projetos e de culminância, a nível escolar, regional e estadual, são valiosos para a promoção da cooperação estudantil rumo à consolidação de uma cultura científica no Estado. Ademais, com o acréscimo do subtítulo:
Mais Solidário, Mais Cooperativo, e com a determinação, neste regulamento, de categorias específicas voltadas para Pessoas com Deficiência e estudantes de Escolas Indígenas, Quilombolas, do Campo e Família Agrícola, e Centros de Educação de Jovens e Adultos, a Seduc reforça sua atenção e cuidado quanto à inclusão das diversidades nessa iniciativa de incentivo à produção e pesquisa científicas, bem como nas ações pedagógicas em todo o território cearense.
A decisão de criação de categoria voltada para estudantes de comunidades Indígenas, Quilombolas, do Campo e Família Agrícola, e Centros de Educação de Jovens e Adultos justifica-se pelo fato de esses povos compreenderem de forma particular a ciência e a pesquisa científica, permeadas de ancestralidade e da ímpar relação deles com a natureza.
Na edição do ano passado, por reconhecer a importância do debate em torno das relações étnico-raciais nos ambientes de ensino e aprendizagem, para a promoção da justiça social e da cultura antirracista, a Seduc trouxe como temática norteadora de todos os trabalhos apresentados ao Programa Ceará Científico: Mais Solidário, Mais Cooperativo a discussão sobre Educação científica e as relações étnico-raciais.
Em 2024, a Seduc traz como tema-norteador a Equidade de gênero e proteção às mulheres. O debate acerca da implementação de práticas educativas que contribuem para a compreensão e valorização da equidade de gênero precisa ser permanentemente fortalecido junto a profissionais da educação e a estudantes. Portanto, o objetivo da iniciativa de que trata este regulamento é fomentar a inclusão, na atual agenda de pesquisas, nas relações entre a educação científica e a participação de pesquisadores de diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, com vistas ao combate ao sexismo/misoginia e à valorização da equidade de gênero.
Os últimos anos são marcados pela homologação de leis que garantem a equidade de gênero e proteção às mulheres nos currículos escolares do Brasil, a exemplo da Lei 14.164/2021, que foi sancionada em 24 de dezembro de 2021, que determina que os currículos da educação básica incluam conteúdos que promovam a equidade de gênero e a proteção das mulheres, como os direitos das mulheres, a violência contra a mulher, o empoderamento feminino e a igualdade entre homens e mulheres.
No Estado do Ceará a lei que garante a equidade de gênero e a proteção às mulheres nos currículos escolares do Estado é a Lei 17.170/2020, que foi sancionada pelo governador Camilo Santana em 9 de janeiro de 2020. A lei altera a Lei 11.170/1986, que cria o Conselho Cearense dos Direitos da Mulher, e inclui a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica.
Essas leis marcam a importância do tema e ao mesmo tempo buscam garantir que as mulheres tenham acesso a informações sobre seus direitos e sobre a violência contra a mulher, para que dessa forma possam se proteger de forma adequada. A inscrição no Ceará Científico: Mais Solidário, Mais Cooperativo, em 2024, caracteriza-se por trazer à tona estudos científicos em âmbito escolar em busca de divulgar, prioritariamente, pesquisas que buscam a equidade nas diferentes formas de se identificar em relação à orientação de gênero. Reconhece, também, a importante contribuição das diversidades para o fomento à pesquisa e para a produção científica nas diversas áreas do conhecimento. Neste sentido, objetiva-se, por meio desse programa, o compartilhamento de experiências nas diversas áreas de pesquisa propostas, tais como ciências, robótica, linguagens, etc, de vieses para equidade de gênero e a proteção às
mulheres, a partir de um diálogo intercultural advindo de estudantes e professores de escolas públicas, reconhecendo-as/os como sujeitos fundamentais para a construção de uma sociedade justa e igualitária.
OBJETIVOS
– Estimular a investigação e a busca do desenvolvimento de competências e de habilidades de forma sistemática e integrada com toda a comunidade escolar, sob orientação de suas/seus professoras/es, por meio da vivência do protagonismo estudantil.
– Estabelecer relações dinâmicas entre problemáticas teóricas, éticas, políticas, sociais, culturais, econômicas e socioambientais, de caráter local, regional, nacional e global sobre a temática: Mulheres e Ciências: Caminhos para a Equidade de Gênero.
– Incentivar a construção de projetos de pesquisa que promovam a integração entre os diversos componentes curriculares, a partir da temática central proposta, valorizando a interdisciplinaridade e/ou a transdisciplinaridade e os eixos estruturantes dos itinerários formativos, bem como fortalecer a interface do conhecimento científico e filosófico com o cotidiano escolar de forma contínua e integrada.
– Estimular parcerias entre instituições acadêmicas e/ou educacionais com os estabelecimentos de ensino públicos, estaduais e/ou municipais cearenses, visando ao apoio científico, tecnológico e pedagógico, no desenvolvimento dos projetos de pesquisa.
– Promover o intercâmbio científico, incentivando a construção e o desenvolvimento de pesquisas, popularizando as ciências e as tecnologias, de modo a oportunizar a participação de estudantes e professoras/es em eventos dessa natureza, nos âmbitos regional, estadual, nacional e internacional.
Este ano tivemos 5 (cinco) áreas de pesquisa:
a) Ciências da Natureza, Educação Ambiental e Engenharias.
b) Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
c) Linguagens e suas Tecnologias.
d) Matemática e suas Tecnologias.
e) Robótica, Automação e Aplicação das TIC.
Com as seguintes categorias:
I. Ensino Médio
a) Escolas de Ensino Médio Regulares, Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral,
Escolas de Ensino Médio Profissional e Centros Cearenses de Idiomas (CCI).
II. Ensino Médio – Ações Afirmativas, turmas de EJA e CEJAs Ensino Médio
a) Escolas Indígenas, Escolas Quilombolas, Escolas do Campo, Escolas de Família
Agrícola, turmas de EJA das escolas regulares e EMTIs e Centros de Educação de
Jovens e Adultos.
III. Pesquisa Júnior | Ensino Fundamental II
a) Equipes formadas, exclusivamente, por estudantes matriculados no Ensino
Fundamental II (6º ao 9º ano), da rede municipal.
IV. Pessoa com Deficiência (PcD)
a) equipes formadas por, pelo menos, 1(um) estudante PcD matriculadas/os em escolas de Ensino Médio estaduais ou em escolas de Ensino Fundamental II, estaduais ou municipais, que desenvolverem projeto em qualquer uma das áreas de pesquisa constantes neste regulamento.
Os projetos classificados em 1 lugar representarão a CREDE 9 na ETAPA ESTADUAL – CERÁ CIENTÍFICO 2024, organizada pela Secretaria da Educação do Ceará – CEARÁ, no período de 3 a 5 de dezembro de 2024.
Dessa forma, parabenizamos pela participação das nossas 23 escolas de Ensino Médio, do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), dos 2 (dois) Centros Cearenses de Idiomas (Cascavel e Horizonte) e a participação de toda nossa rede municipal, ou seja dos 6(seis) municípios de nossa abrangência!
Segue abaixo os projetos campeões e que representarão a CREDE 9 na Etapa Estadual:
PESSOA COM DEFICIÊNCIA (PCD) – ENSINO FUNDAMENTAL
Município: Beberibe.
Escola: EMEF. Manuel de Lima
TÍTULO: “AMOR AMARGO: APRENDENDO SOBRE RELAÇÕES TÓXICAS ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS LÚDICAS”
PESQUISA JR – ENSINO FUNDAMENTAL
Município: Chorozinho.
Escola EEF Raimundo Celso dos Santos
TÍTULO: DA INVISIBILIDADE AO RECONHECIMENTO; HISTÓRIAS MARCANTES DAS MULHERES DO MUNICÍPIO DE CHOROZINHO
PESSOA COM DEFICIÊNCIA (PCD) – ENSINO MÉDIO
Município: Horizonte
Escola: EEMTI Maria Dolores Alcântara e Silva
TÍTULO: PROTAGONISMO FEMININO NA LIBRAS: PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE UM SINALÁRIO VOLTADO AO ENSINO DE SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO MUNICÍPIO DE HORIZONTE–CE
CIÊNCIAS DA NATUREZA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENGENHARIAS
Município: Cascavel
Escola: EEMTI Marconi Coelho Reis
Título: CA²S – Ciclo Agro Ambiental Sustentável: Mulheres na Ciência construindo estratégias de Bioengenharia a partir do aproveitamento do resíduos de maracujá para aplicações agrícolas e ambientais.
CIÊNCIAS DA NATUREZA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENGENHARIAS
(Ações Afirmativas)
Município: Pindoretama
Escola: EEM Julia Alenquer Fontenele – Turma de EJA
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: WPC – OFICINA COM MADEIRA ECOLÓGICA, PARA FONTE DE RENDA DAS MULHERES DA COMUNIDADE DE GAIPÓ EM PINDORETAMA – CE.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Município: Chorozinho
Escola: EEMTI Luizete Albano Freitas Menezes
Título: SAMPIA: SISTEMA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AUTÔNOMO VINCULADO A PREVENÇÃO CONTRA A QUEBRA DA MEDIDA PROTETIVA EM CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS (Ações Afirmativas)
Município: Horizonte
Escola: Escola Quilombola Antônia Ramalho da Silva
Título: KATHERINE JOHNSON: PIONEIRA NA MATEMÁTICA
ROBÓTICA, AUTOMAÇÃO E APLICAÇÃO DAS TIC
Município: Beberibe
Escola: EEEP Pedro de Queiroz Lima
Título: RELPI: RECURSO ELETRÔNICO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
Município: Pacajus
Escola: EEM Dione Maria Bezerra Pessoa
Título: MULHERES E ESPAÇOS DE PODER: A utilização da quadra escolar como espaço de poder.
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS (Ações Afirmativas)
Município: Horizonte
Escola: Escola Quilombola Antônia Ramalho da Silva
Título: BORDADO: UMA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E INCLUSÃO SOCIOPRODUTIVA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA.
LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
Município: Cascavel
Escola: EEMTI Custódio da Silva Lemos
Título: ALERTA LILÁS: INTEGRANDO A MULTIMODALIDADE PARA A COMPREENSÃO DAS LEIS DE PROTEÇÃO ÀS MULHERES.
LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS (Ações Afirmativas)
Município: Horizonte
Escola: Escola Quilombola Antônia Ramalho da Silva
Título: CAROLINAS: CAROLINA MARIA DE JESUS E SEU LEGADO NA LITERATURA BRASILEIRA