Participação da CREDE 9 na VIII Feira Estadual de Ciências e Cultura.

29 de dezembro de 2014 - 19:42

A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, CREDE 9, participou, no período de 17 a 20 de dezembro  de 2014, no Hotel Oásis/Fortaleza, da VIII Feira Estadual de Ciências e Cultura, promovida pela Secretaria da Educação do Estado do Estado do Ceará em parceria com a SEARA da Ciência da Universidade Federal do Ceará – UFC.

A feira contou com a participação de alunos do ensino fundamental e médio, professores, universitários, palestrantes, instituições de ensino e técnicos de todas as CREDES/SEFOR. Foram expostos 138 projetos envolvendo 552 participantes. Além disso, tivemos a possibilidade de prestigiar oficinas e palestras magníficas com os seguintes temas:

– Tecnologia e inovação na participação em Eventos Científicos (Oficina),
– Programação de Robôs Móveis (oficina),
– A postura do pesquisador para a autonomia do saber (palestra),
– Cientistas na Terra da Luz (palestra),
– A Robótica Educacional no Estado do Ceará (palestra),
– Eu posso ser e fazer o que eu quiser (palestra).

A Feira Estadual é uma ação de incentivo ao desenvolvimento de trabalhos científicos e culturais, no âmbito das escolas públicas do Estado do Ceará. Além disso, é um espaço rico de possibilidades para as múltiplas expressões das juventudes e busca ampliar o espaço para o desenvolvimento da curiosidade científica, em sua dimensão histórica, social e cultural, considerando os questionamentos que surgem das experiências, expectativas e estudos teóricos dos estudantes cearenses.

A CREDE 9 foi representada pelos seguintes projetos:

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Escola: EEM Raimundo Nogueira/Horizonte
Título do Projeto: Plástico Biodegradável.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA (Ensino Fundamental)

Escola: EEF Gregório Vitorino dos Santos
Título do Projeto: O Uso de Produtos Naturais no Combate a Acne.
Município: Chorozinho

LINGUAGENS

Escola: EEEP Edson Queiroz/Cascavel
Título do Projeto: Gramaticando: Uma Prática de Aprendizagem Cooperativa.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

Escola: EEM Ronaldo Caminha Barbosa/Caponga-Cascavel
Título do Projeto: O Uso do Limão na Conservação de Alimentos Hortículas.
CIÊNCIAS HUMANAS

Escola: EEEP Edson Queiroz/Cascavel
Título do Projeto: Moita Redonda: Tem Barro lá, Tem Barro Aqui.
ROBÓTICA EDUCACIONAL

Escola: EEEP Maria Dolores Alcântara e Silva
Título do Projeto: DIDV – Dispositivo Integrado para Deficientes Visuais.

A EEM Raimundo Nogueira/Horizonte recebeu premiação na VIII Feira Estadual de Ciências e Cultura. Intitulado Prêmio Pernambuco (Intercâmbio Científico) e Credencial para Ciência Jovem 2015 no Recife. Projeto: Plástico Biodegradável (Ciências Ambientais).

A CREDE 9 parabeniza todos os estudantes, professores e núcleo gestores das escolas envolvidas no processo das feiras escolares, fase regional e fase estadual.

Acreditamos que, o contato dos alunos com a pesquisa científica, contribui efetivamente para a evolução do conhecimento e desenvolvimento intelectual desses jovens, despertando assim, o interesse dos estudantes para o fazer científico.