CREDE 9 realiza formação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas escolas (COM-VIDAS) no município de Cascavel.

4 de junho de 2014 - 14:45

A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 9, realizou ontem, dia 03/06/2014, na Casa da Cultura, em Cascavel, a formação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas escolas (COM-VIDAs) e foi ministrada pela assistente técnica da CEDEA – CREDE 9, Roseneide Furtado, representantes do Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente de Horizonte, Davi Haggy, Danrley Cavalcante e Delegado Nacional da IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, Calebe Samuel.

O evento contou com a participação do Secretário de Educação de Cascavel, Francisco Fábio Pereira Oliveira, o Técnico responsável pelas ações de Educação Ambiental de Cascavel, Francisco Fernades da Silva Junior e equipe, coordenadores, professores e alunos do ensino fundamental I e II de 35 (trinta e cinco) escolas municipais.

Os principais objetivos da formação foram:

– Implantar a Comissão de Meio Ambiente e qualidade de vida na Escola – COM-VIDA, como forma de propiciar um ambiente mais equilibrado e saudável para os alunos e comunidade;

– Estimular uma cultura ecológica por meio de práticas de Educomunicação para fomentar novas ideias de sustentabilidade;

– Abordar a Agenda 21 e discutir o Projeto de Educação Ambiental para a escola.

A formação foi marcada por momentos especiais e produtivos. Os protagonistas da formação, realmente foram os alunos, que de forma reflexiva, crítica e objetiva colocaram suas opiniões acerca dos problemas ambientais locais e mundiais com muita propriedade.

Foram desenvolvidas as seguintes oficinas de futuro: O mundo que temos e o mundo que queremos, árvore dos sonhos, as pedras no caminho, vídeos educativos, imagens e slides, além da construção da agenda 21(Plano de Ação) com cada escola. Dessa forma, os jovens multiplicarão a metodologia utilizada na formação com seus pares, em suas escolas, farão o levantamento dos problemas ambientais enfrentados e construirão coletivamente a Agenda 21, bem como ações de combate e prevenção dos mesmos, através de projetos de educação ambiental.

A CREDE 9 parabeniza a Secretaria de Educação de Cascavel pela organização do evento e por se preocupar com as questões ambientais locais, possibilitando assim, momentos de discussão entre alunos e professores, dispertando conhecimento e valores que contribuem para a construção de um comportamento próprio de proteção ao meio ambiente.