CREDE 9 participa do Curso de Formação de Facilitadores em Aprendizagem Cooperativa.

12 de maio de 2014 - 03:00

A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 9, participou do Curso de Formação de Facilitadores em Aprendizagem Cooperativa que aconteceu no Hotel Jangadeiro/Iguape-CE, no período de 06 à 09 de maio de 2014.

Representaram a CREDE 9, a assistente técnica da CEDEA, Roseneide Furtado e os professores Diretores de Turma das seguintes escolas:

– EEM Julia Alenquer Fontenele – Tiago Ribeiro

– EEM Padre Arimatéia Diniz – Kelli Schmiguel

– EEM Raimundo Nogueira – Francisco Enivaldo

– EEM Walderi machado de Almeida – Norma de Sousa

– EEM Custódio da Silva Lemos – Leonardo Rodrigues

– EEM Ronaldo Caminha Barbosa – Elisvando Xavier

O curso foi ministrado pelo Professor Manoel Andrade, Universitários do Programa de Educação em Células Cooperativas – PRECE e pela Professora Cristiane Holanda da SEDUC.

Durante a formação pudemos destacar vários momentos marcantes, profundos e que nos proporcionaram uma troca de experiências inscrível, como o trabalho nas oficinas:

– história de vida,

– oficina de Habilidades Sociais,

– oficina de Interdependência Social,

– oficina de Conflitos,

– oficina de Protagonismo.

Nas situações de aprendizagem cooperativa, os participantes experimentam sentimentos de pertença, de aceitação e de apoio; as habilidades e os papéis sociais requeridos, para manter relações interdependentes, que podem ser ensinadas e praticadas.

Desejamos que nossos professores possam difundir essas metodologias com seus pares e alunos, pois são métodos eficazes e que contribuem efetivamente para a melhoria da aprendizagem em qualquer disciplina estudada.