CREDE 9 divulga: EEM Júlia Alenquer realiza a exposição “O bicho, meu Deus, era um homem: I Guerra Mundial – 100 anos”.

5 de maio de 2014 - 03:00

A exposição “O bicho, meu Deus, era um homem: I Guerra Mundial – 100 anos”, é uma tentativa de rememorar o centenário da guerra que instituiu um novo marco na história da humanidade. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918), com seu caráter global, provocou uma profunda mudança nos destinos de todos os países do globo. A guerra representou um verdadeiro “abismo” para onde rumaram todas as nações: a economia, a política, a cultura, a ciência, os sonhos de toda uma geração Belle Époque foram destruídos pela realidade mortífera da guerra.

A guerra inaugurou um novo tempo, identificado na materialidade e na psicologia dos povos em conflito: mortos aos milhares, tecnologia da morte, alianças imperialistas, nacionalismo exacerbado, trincheiras, economias arrasadas, mudanças geopolíticas, sangue, medo, insegurança…

A arte é um importante meio de acesso à guerra. Destarte, esta exposição tem como objetivo principal provocar os sentidos do visitante por meio dos quadros pintados por alunos e professores, dos objetos, dos sons, dos textos e dos vídeos expostos. Queremos levá-lo a uma reflexão sobre o papel da humanidade em “tempos de cólera” e responder a uma questão central em nossa exposição: o que é o homem.

A exposição ocorreu durante os dias 22, 23, 24 e 25 de abril, no espaço da sala de vídeo da Escola de Ensino Médio Julia Alenquer Fontenele e com a organização do Professor Alberto Rafael e a turma do 3° ano A (manhã). Participaram deste momento todas as turmas dos turnos manhã, tarde e noite, ficando também disponível para as escolas do Ensino Fundamental.

  

guer2

guer3