CREDE 9 divulga: a EEM Júlia Alenquer realiza evento Memórias da ditadura civil-militar brasileira: para o golpe de 1964 não cair no esquecimento.

8 de abril de 2014 - 13:52

Durante o  mês de março, a  Escola Julia Alenquer Fontenele vivenciou  várias atividades  voltadas para os 50 anos de Ditadura  Militar no Brasil. É uma  iniciativa  do Professor Paulo Eduardo que provocou uma reflexão nas turmas de 1º, 2º e 3º anos dos turnos manhã, tarde e noite.

  

Nada mais oportuno que o ano de 2014 para lembrarmo-nos do início do período de maior tensão social já vivida no Brasil desde sua Emancipação política.

  

Se foi caso pensado ou do caminho da própria história, o importante é que os governos e sua aura de vigia e de punição ganharam adeptos para consolidar o regime e despertaram um sentimento de luta em muitos dos brasileiros.

  

Reconhecer e revisitar os colaboradores e os opositores do regime militar é, pois, o que faremos nesse trabalho, uma vez que na história as memórias estão sempre em disputa e carece confrontá-las para enriquecermos a historiografia.

  

Nesse ano, se fez 50 anos da fatídica noite de 31 de março de 1964, na qual o golpe militar se deu, com a deposição de João Goulart. “Para o golpe militar de 1964 não cair no esquecimento”, garantiremos que as gerações das décadas de1980, 1990 e 2000 conheçam as práticas de um tempo opressor, mas tão vivo ainda nas construções sociais e históricas do nosso país.

  

Professor Paulo Eduardo

  

  

dit2

  

dit3

  

dit5

  

dit6