A Controladoria-Geral da União (CGU) lança o 5º Concurso de Desenho e Redação

6 de setembro de 2011 - 03:00

 

A Controladoria-Geral da União (CGU) lança mais um concurso de desenho e redação. O tema dessa 5ª edição “A sociedade no acompanhamento da gestão pública: Todos podem fiscalizar o dinheiro público!” vem ao encontro da temática tratada na 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – CONSOCIAL e visa despertar nos estudantes o interesse pelo controle social, a ética e a cidadania por meio da promoção da reflexão e do debate no ambiente escolar.

Os trabalhos produzidos deverão ser enviados pelas escolas até o dia 28 de outubro de 2011, por meio dos formulários disponíveis no endereço www.cgu.gov.br/concursos. Neste endereço, também estão disponíveis o regulamento completo do concurso, bem como material de divulgação.

As escolas que não tiverem condições de imprimir os formulários poderão solicitá-los diretamente à CGU, que serão atendidas na medida da disponibilidade do material em estoque. Na categoria desenho, serão premiados os alunos do 1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano. Já nas categorias referentes às redações serão premiados os alunos do 6º ano, 7º ano, 8º ano, 9º ano, Ensino Médio (1º ao 3º ano) e Educação de Jovens e Adultos.

Os primeiros colocados receberão certificado e um computador; os segundos colocados, certificado e uma máquina fotográfica digital; e os terceiros,certificado e um aparelho de DVD. Os professores dos primeiros colocados também ganharão um computador.

 
 
Todas as escolas que elaborarem e puserem em prática estratégias de sensibilização e mobilização dos alunos, em torno do tema do concurso, poderão concorrer ao título de Escola-Cidadã.  As três escolas com as melhores estratégias receberão um computador, uma máquina fotográfica digital e um aparelho de DVD, além de certificado.

Para as entidades (ONG, OSCIP, FUNDAÇÃO etc.) que promovem ações socioculturais com alunos da educação básica, o concurso prevê uma premiação na categoria Entidade-Cidadã, onde o melhor plano de sensibilização, dentre aqueles enviados pelas entidades, será premiado com um certificado, um computador, uma máquina fotográfica digital e um aparelho de DVD.

 

A avaliação dos trabalhos será feita por Comissão Julgadora a ser designada pela CGU, e o anúncio dos melhores em cada categoria ocorrerá até 25 de novembro de 2011. Os prêmios serão entregues pessoalmente aos vencedores, até o dia 08 de abril de 2012, em cerimônia a ser definida pela CGU.