9ª CREDE promove II Feira Regional de Ciências e Cultura

18 de outubro de 2010 - 03:00

A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), por meio do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDES) promoveu no dia 15 de outubro, no Ginásio Joaquim Domingos Neto, em Horizonte, a II Feira Regional de Ciências e Cultura, com exposição de trabalhos  desenvolvidos pelas escolas estaduais de sua abrangência.

A II Feira Regional de Ciências e Cultura teve como objetivo ampliar o espaço para dar vazão à curiosidade científica, em sua dimensão histórica, social e cultural, considerando os questionamentos que nascem das experiências, expectativas e estudos teóricos dos estudantes cearenses. Esse espaço foi destinado a socialização dos trabalhos científicos/culturais dos estudantes da rede estadual.

As escolas participantes foram: E.E.M. Raimundo Nogueira, E.E.E.P. Maria Dolores Alcântara e Silva, E.E.M. Padre Coriolano,  E.E.E.P. José Maria Falcão, Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus, E.E.M. Padre Arimatéia Diniz, E.E.F.M. Custódio da Silva Lemos, E.E.M. Ronaldo Caminha Barbosa, E.E.E.P. Edson Queiroz, E.E.M. Wladimir Roriz, E.E.M. Julia Alenquer Fontenele,  E.E.M. Ana Facó e E.E.M. Francisca Moreira de Souza. Os trabalhos foram  avaliados por 02 (dois) avaliadores escolhidos pela CREDE.

Ao todo foram selecionados os cinco melhores projetos (1 em cada categoria), nas categorias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemáticas e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Robótica Educacional.  Esses trabalhos  irão participar da IV Feira Estadual de Ciências e Cultura, onde concorrerão  para as Feiras Nacionais e Internacionais.

As escolas vencedoras foram:

–  E.E.M. Julia Alenquer Fontenele – Fórum JAF: Centenário de Rachel de Queiroz / Linguagens e Códigos;
–  E.E.M. Julia Alenquer Fontenele – Herbário: Tabuleiro em síntese / Ciências da Natureza;
–  E.E.M. Raimundo Nogueira – A Robótica feita com materiais alternativos / Robótica Educacional;
–  E.E.F.M. Custódio da Silva Lemos – Decid + 10: Debates sobre clima e os impactos da desertificação / Ciências Ambientais;
– E.E.E.P. EdsonQueiroz – Turismo Sustentável – Brasil 2014 / Ciências Humanas.

Na programação houve apresentações artísticas dos alunos das escolas: Raimundo Nogueira, Ana Facó, Wladimir Roriz, Custódio da Silva Lemos, Maria Dolores Alcântara, Padre Arimateia Diniz,  Edson Queiroz e  José Maria Falcão, envolvendo dança, música e dramatização.

O Núcleo Regional de Cooperação com os Municípios (NRCOM) da 9ª CREDE participou da feira expondo os trabalhos e projetos relacionados ao Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), fazendo alusão ao centenário da escritora Rachel de Queiroz.

A Supervisora, Maria das Graças Santiago e a Assistente Técnica, Roseneide Furtado, estiveram a frente da organização do evento, contando com o apoio dos superintendentes, Rinaldo Costa, Elenir da Silva e Luzimary Miranda; e demais técnicos (as) do NRDES, Rodrigo Gomes, Gisele Rocha, Francisca Azevedo e Maria José Pereira.  A Superintendente da SEDUC, Zêna Cleide Lobo prestigiou o evento, colaborando na apreciação dos trabalhos.

Na ocasião, a coordenadora da 9ª CREDE, Dóris Sandra Leão, juntamente com a supervisora Graça Santiago e toda equipe, homenagearam os professores, com entrega de rosas e mensagem de congratulações  a esses profissionais da arte de educar, que tanto contribuem para a formação acadêmica, profissional e cidadã de seus alunos.