9ª CREDE recebe o Quarteto Radamés do Projeto Brasil Tuhu – Concertos Didáticos

9 de agosto de 2010 - 03:00

A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE) recebeu hoje 09/08) pela manhã, o Quarteto Radamés Gnatteli do Projeto Brasil de Tuhu – Concertos Didáticos, para uma apresentação no Centro Cultural Tasso Jereissati em Horizonte-Ceará.

Hoje, além do município de Horizonte e de Maracanaú, o premiado Quarteto Radamés Gnattali vai se apresentar para alunos e professores das escolas da rede pública de mais 14 cidades brasileiras, incluindo os municípios cearenses de Sobral, Itapipoca (no dia 10/08) e em Fortaleza (no dia 11/08). Os outros destinos desta temporada serão Mato Grosso do Sul e Tocantins.

O Quarteto Radamés Gnattali venceu recentemente o XIII Prêmio Carlos Gomes, na categoria Conjunto de Câmara de Música Erudita, pela execução da integral dos quartetos de cordas de Villa-Lobos e pelo projeto Concertos Didáticos.

Popularizar a música erudita é um dos principais lemas do Quarteto Radamés Gnattali, formado por Carla Rincón e Francisco Roa nos violinos, Fernando Thebaldi na viola e Hugo Pilger no violoncelo.

Em virtude do sucesso da primeira edição, em 2009, o projeto ganha um nome mais identificado com a proposta de circular pelo país: Brasil de Tuhu Concertos Didáticos, e um site com mais conteúdo (www.brasildetuhu.com.br). O patrocínio é do Instituto Votorantim e da Votorantim Cimentos, com planejamento e produção executiva da Baluarte Agência.

Na região da 9ª CREDE estiveram presentes ao Concerto, a Coordenadora Dóris Sandra Leão, a Supervisora e equipe do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDES) Maria das Graças Santiago, a Secretária de Cultura de Horizonte Vânia Dutra, alguns diretores e alunos das escolas municipais de Horizonte, diretores e uma representação de alunos das escolas estaduais de Horizonte, Pacajus, Pindoretama, Chorozinho, Cascavel e Beberibe.