9ª CREDE promove Feedback com a Superintendência e Escolas Estaduais

21 de junho de 2010 - 03:00

A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), através do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDES), iniciaram na última sexta-feira (18/06) o feedback  com a Superintendência e as escolas estaduais.

Para acompanhar e apoiar as unidades escolares da rede estadual foi criada a Superintendência Escolar, implantado em todas as CREDEs e SEFOR, a partir do  PROGRAMA APRENDER PRA VALER, Lei nº 14.190, de 30 de julho de 2008.

Aprender pra Valer é um programa de ações estratégicas, cujo objetivo é melhorar a qualidade da educação básica, através da elevação do desempenho acadêmico dos alunos, com prioridade ao Ensino Médio.

O foco do acompanhamento da Superintendência é a gestão escolar, promovendo um circuito de reflexão e ação em torno dos resultados da escola. O trabalho da Superintendência deve promover a autonomia da escola, quanto a responsabilização por seus resultados, assim como, sua atuação em rede das diversas unidades escolares.

Para acompanhar a escola, a superintendência da 9ª CREDE realiza visita mensais, analisando os instrumentos de gestão, os indicadores de rendimentos e os processos, em articulação com o Núcleo Gestor, quanto às dimensões pedagógicas, administrativas e financeira. A equipe é composta pelos superintendentes,  Rinaldo Costa do Nascimento, Maria Elenir da Silva e Luzimary Soares Miranda.

Durante o feedback, cada superintendente realiza a leitura do relatório de acompanhamento. Em seguida, a coordenadora da 9ª CREDE Dóris Sandra Leão e a supervisora do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDES) Maria das Graças Santiago, fazem suas apreciações acerca do que foi relatado, dialogando com o núcelo gestor sobre os avanços e desafios a serem vencidos.

“Para nós, Núcleo Gestor da E.E.M. Padre Arimateia Diniz, estes encontros demonstram, principalmente, o zelo que os profissionais da 9ª CREDE possuem com a qualidade do ensino construído pelas escolas; assim como o compromisso com o desempenho pedagógico, administrativo e financeiro. Foi um momento singular, em que se tornou notório, mais uma vez, o quanto a 9ª CREDE caminha em parceria junto às escolas. O feedback se materializou em momentos agradáveis de diálogos construtivos, na busca do sucesso escolar”. Avalia o diretor Raimundo Nonato Costa.

“O encontro de feedback com a superintendência foi bastante positivo, quanto ao acompanhamento e apoio dado às escolas, mostrando dessa forma que,  a 9ª CREDE caminha junto, em favor do sucesso escolar dos alunos e ações que envolvam toda a comunidade escolar”. Afirma a diretora Gerline Soares, da Escola Ronaldo Caminha Barbosa.

Confira o cronograma de reuniões:

18 de junho de 2010
08:30h – EEFM Custódio da Silva Lemos:
10:00h – EEM Padre Arimatéia Diniz;
13:30h – EEM Ana Facó.

21 de junho de 2010
08:00h – EEM Francisca Moreira de Souza;
13:30h – EEM Ronaldo Caminha Barbosa.

22 de junho de 2010
08:00h – Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus (CEJAP);
10:00h – EEM Raimundo Nogueira;
13:30h – EEM Wladimir Roriz.

28 de junho de 2010
08:00h – EEM Padre Coriolano;
10:00h – EEEP José Maria Falcão;
13:30h – EEEP Edson Queiroz;
15:30h – Julia Alenquer Fontenele.

Também participam do feedback, a supervisora do NRCOM Maria de Fátima Morais, o supervisor e a assistente técnica do NRAFI, Joacillo  Cavalcante e Alessandra Parente.