NRDES realiza V Encontro com Gestores das Escolas Estaduais

16 de junho de 2010 - 03:00

 

 

 

 

Em pleno clima de copa do mundo a equipe do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDES) promoveu ontem (15/06), no auditório da 9ª CREDE, em Horizonte-Ce, o V Encontro com Gestores as Escolas Estaduais, com o tema: “Vamos golear de 10 no SPAECE 2010!”.

O encontro teve como objetivo socializar os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE) 2009 / Ensino Médio, bem como, orientar os gestores na elaboração do Plano de Ação 2010 quanto ao SPAECE e ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

 

O SPAECE tem a finalidade de identificar os processos de aprendizagem na Educação Básica, com o intuito de fornecer subsídios para formulação e monitoramento das políticas educacionais, possibilitando aos professores e gestores um diagnóstico situacional da educação ofertada na rede pública de ensino. Aliado a esse sistema de avaliação, o ENEM serve como instrumento de referência para uma autoavaliação sobre o ensino médio e qualidade do ensino, representando também a nota do aluno, um dos critério de seleção de bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (ProUni), significando ainda, a certificação de jovens e adultos no ensino médio.

Na abertura houve a execução do Hino Nacional e em seguida a coordenadora da 9ª CREDE Dóris Sandra Leão, juntamente com a supervisora Maria das Graças Santiago fizeram a acolhida.  Em sua fala, a coordenadora Dóris Leão destacou a importância da análise dos resultados do SPAECE 2009 para o processo de ensino e de aprendizagem, no que tange ao nível de desempenho dos alunos do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

 

 

 

 

Dando continuidade a programação, a supervisora Graça Santiago e a superintendente Luzimary Soares apresentaram os resultados do SPAECE 2009 das escolas estaduais de abrangência da 9ª CREDE, reforçando entre os gestores, a relevância da continuidade do trabalho desenvolvido em prol da participação e melhoria do desempenho dos alunos, orientando-os dessa maneira, na inclusão desses aspectos na elaboração do Plano de Ação 2010.

 

 

No encerramento, houve a divulgação de informes sobre as inscrições do ENEM, cronograma da superintendência – feedback com as escolas estaduais, entrega dos resultados do 2° período, realização da Conferência Internacional sobre os Sete Saberes (21 a 24/09/2010) e demais assuntos.

 

 
 
 
 
Também participaram do encontro a assistente técnica do NRDES Roseneide Furtado, os superintendentes, Rinaldo Costa e Elenir da Silva, o coordenador do Projeto Diretor de Turma Rodrigo Gomes e as técnicas do NRDES, Maria José Pereira, Francisca Azevedo e Gisele Rocha.