9ª CREDE participa da Jornada de Sensibilização para o ENEM 2010

16 de junho de 2010 - 03:00

A Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEDUC)realiza, desde o dia 7 de junho, uma série de jornadas educativas sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), destinadas aos professores e técnicos da rede estadual.

Nesta quinta-feira (17), a jornada acontecerá no Centro de Treinamento Sete de Setembro, em Maracanaú-Ce, a partir das 8h. O evento reunirá  representantes dos municípios de abrangência da 1ª e 9ª Coordenadoria Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDEs). Ao todo serão 14 municípios (1ª CREDE: Maracanaú, Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Guaiuba, Itaitinga, Maranguape e Pacatuba; 9ª CREDE: Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Cascavel, Pindoretama e Beberibe).

A jornada possibilitará aos participantes atividades de esclarecimento e sensibilização. Elas correspondem ao momento inicial de um projeto interinstitucional UFC – SEDUC, que visa à efetivação do ENEM como ferramenta democrática de acesso à Universidade. As jornadas devem acontecer em todos as CREDEs até o dia 23 de junho.

Participam do projeto o vice-reitor da UFC Prof. Henry Campos, representantes da Coordenadoria de Concursos, da Pró-Reitoria de Graduação e do Instituto UFC Virtual, juntamente com membros da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola (CDESC) e de outras instâncias da SEDUC e das CREDEs supracitas.

Representando a 9ª CREDE, participarão do evento a coordenadora Dóris Sandra Leão, a supervisora do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDES) Graça Santiago e os superintendentes Rinaldo Costa, Elenir da Silva e Luzimary Soares.

Além das jornadas, o projeto prevê outros eixos de atuação, como a elaboração de material didático (cartilhas, fôlderes e vídeos); a implantação de um Programa de Desenvolvimento Docente, que inclui oficinas para atualizar os professores da rede pública sobre os referenciais teóricos do ENEM (elaboração de itens); e a construção de uma plataforma virtual composta de site, blog, lista de discussão, simulador de questões e acervo de textos.

A mobilização dos envolvidos no projeto se dará através da metodologia de aprendizagem cooperativa, a mesma utilizada pelo Programa de Educação em Células Educacionais (Prece) da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
– Fone: 85 3366 7331 / 3366 7330.