NRCOM participa do Seminário das COM-VIDAS

23 de junho de 2009 - 03:00

No período de 09 a 12 de junho no Hotel Amuarama em Fortaleza aconteceu o Seminário para Troca de Experiencias e Culminância das COM-VIDAS, ministrado pelo Coletivo Jovem / GrupoTerra Azul de Fortaleza-CE.

O encontro objetivou avaliar o processo vivenciado na escola durante a realização das oficinas de COM-VIDAS; refletir sobre o processo de enraizamento da Educação Ambiental nas escolas considerando seus avanços e dificuldades; construir um plano de ação de modo a assegurar a implementação da Agenda 21 nas escolas.

Durante a Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente em 2003, jovens delegados(as) escreveram uma carta solicitando a criação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) e Agenda 21 nas escolas como espaços de participação em defesa do meio ambiente.

A COM-VIDA é uma nova forma de organização na escola e se baseia na participação de estudantes, professores, funcionários, diretores, técnicos e comunidade. Quem organiza a COM-VIDA é o delegado(a) e seu suplente, com o apoio de professores e lideranças comunitárias.

A principal função da COM-VIDA é contribuir para um dia-a-dia participativo, harmonioso e saudável, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade. Para tanto é indispensável o apoio dos organismos colegiados, como o grêmio estudantil, o conselho escolar, associações de pais e mestres, ONGs e movimentos sociais, para que juntos  possamos somar esforços para a inclusão da Educação Ambiental em todas as disciplinas.

Na região da 9ª CREDE as escolas participantes são:

EMEF Dionísia Rocha de Morais – Horizonte

EMEF Virgílio de Moraes F.Távora – Horizonte

EMEF José Eduardo de Sousa – Horizonte

EMEF Maria José de Sousa – Horizonte

EMEF Maria Regiana da Silva – Horizonte

EMEF Fernando Augusto Nogueira – Horizonte

EMEF Francisca Gadelha Pires – Horizonte

EMEF Maria Luiza Barbosa Chaves – Horizonte

EMEF Marina Ferreira de Almeida – Horizonte

EEM Padre Coriolano – Pacajus

Centro de Educação Municipal de Pacajus – Pacajus

EMEF Euclidia Pereira de Azevedo – Pacajus

EMEF Francisca Holanda Costa – Pindoretama

A orientadora da Célula de Diversidade e Inclusão Educacional da SEDUC, Maria Hosana Magalhães Viana;  e a orientadora das Ações de Educação Ambiental da SEDUC, Lindalva Cruz, estiveram presentes ao evento que contou com a participação da técnica do Núcleo Regional de Cooperação com os Municípios (NRCOM) da 9ª CREDE, Roseneide Furtado e dos representantes das escolas participantes de nossa abrangência.