NRCOM realiza seminários e promove palestras sobre Educação Ambiental

15 de maio de 2009 - 03:00

Os formadores do 2º Curso de Formação de Educadores Ambientais da 9ª CREDE, André Luís Farias, Georgina Barros, Roseneide Furtado e membros do Núcleo Regional de Cooperação com os Municípios (NRCOM) vem realizando e promovendo palestras para os cursistas, com a finalidade de ampliar debates e reflexões acerca dos temas tangentes à Educação Ambiental. Confira abaixo os principais eventos:

I. Seminário Legislação Ambiental

O Seminário Legislação Ambiental, ocorrido dia 08 de abril, no auditório da 9ª CREDE, contou com a participação do Delegado Regional da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, Nádson Weyne e com todos os professores cursistas.

Na ocasião, a Advogada e Articuladora da Assessoria de Desenvolvimento Institucional e Jurídico do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (CONPAM), Márcia dos Santos Souza, ministrou uma palestra sobre legislação ambiental, objetivando a socialização da mesma em âmbito nacional, estadual e municipal, bem como, o Programa de Educação Ambiental do Ceará, possibilitando o desenvolvimento de uma consciência crítica coletiva voltada à capacidade de compreensão da importância da manutenção dos recursos naturais e da preservação dos diferentes ambientes, como base de sustentação da qualidade de vida no planeta.

II. Encontro Cidadania e Meio Ambiente

O Encontro Cidadania e Meio Ambiente, realizado no dia 22 de abril, na sede da 9ª CREDE, teve como objetivo fomentar uma constante atitude crítica, de reconhecimento dos limites e possibilidades das ações, de valores e regras que norteiam as relações entre as instituições, às pessoas e destas com o ambiente.

A Analista Ambiental do IBAMA – Maria José Colasso, ministrou palestra, proporcionando a todos, reflexões sobre atitude e posturas que podem contribuir para a preservação do meio ambiente no nosso dia-a-dia.

Eventos como esses são instrumentos primordiais para fortalecer a aprendizagem e conscientização de futuros educadores ambientais, sensíveis à causa ambiental, comprometidos com a preservação e sustentabilidade do meio ambiente.