E.E.E.P. Ma. Dolores Alcântara (Horizonte-CE) realiza o I Encontro com Pais, Projetos e Aulas de Campo

16 de abril de 2009 - 03:00

Na E.E.E.P. Maria Dolores Alcântara e Silva ocorreu nos dias 24 a 25 de março e 02 de abril de 2009, o I Encontro com Pais, cujo objetivo foi socializar para os participantes a TESE – Tecnologia Empresarial Sócio-educacional, que é uma filosofia de gestão humanística trabalhada para os alunos, que utiliza a pedagogia da presença e a educação para o trabalho como ferramentas para a formação de líderes.

 

A formação em TESE foi ministrada pela diretora Lorena Falcão Ribeiro, em parceria com o coordenador de informática e demais membros do núcleo gestor, compreendendo todos os pais de alunos matriculados nos quatro cursos ministrados na escola: Informática, Segurança do Trabalho, Enfermagem e Agroindústria.

A abordagem do tema com os pais é no sentido de conscientizar as famílias sobre a importância da Escola Profissional para seus filhos e a comunidade, para que os pais possam ser parceiros, objetivando a realização da filosofia da TESE também fora da escola.

Desta forma percebemos nos encontros a motivação de pais e alunos com o trabalho desenvolvido nesta escola, sendo pautados na disciplina, respeito, vivência de princípios e compromisso com o futuro.

 

No intuito de aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem , a Escola de Educação Profissional Ma. Dolores Alcântara e Silva vem realizando aulas de campo e o projeto pedagógico “Digerindo Conhecimentos”, que consiste no desenvolvimento da premissa Protagonismo Juvenil, ou seja, o jovem como partícipe em todas as ações da escola e construtor do seu projeto de vida. As atividades desenvolvidas nesse projeto compreendem várias vertentes: atividades culturais, informativas, esportivas e tecnológicas, realizadas pelos próprios alunos.