NTE Participa de encontros sobre Educação à Distância – EAD

16 de março de 2009 - 03:00

O Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE da 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE, através de seus Profº Multiplicadores, esteve presente a dois encontros referentes à Educação à Distância – EAD, nos dias 09 à 13 de março de 2009.

Nos dias 9 e 10 de março, o Profº Multiplicador Elistênio Chagas Morais participou do Planejamento da Formação Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC/100 Horas, promovido pela equipe EAD da SEDUC.

O objetivo desse encontro foi disponibilizar aos professores multiplicadores do NTE as últimas informações para o inicio do referido curso na 9ª CREDE, durante a segunda quinzena de abril do decorrente ano.

Durante a capacitação, foi apresentado aos presentes o Portal Educacional ThinkQuest, que se constitui em uma comunidade educacional on line da qual participam atualmente 397 mil estudantes de 60 países.

Com o objetivo de integrar os alunos da rede pública de ensino do Ceará ao ambiente do ThinkQuest, a Seduc e a Oracle Education Foundation (OEF) firmaram uma parceria através da qual estes estudantes terão acesso a projetos de capacitação e inclusão digital.

As principais ações desse portal é proporcionar às escolas acesso à programas de aprendizagem para projetos educacionais e ao Concurso Internacional de Websites que acontecerá no período de março a junho de 2009. O projeto terá duração de dois anos e será divido em duas etapas. Na primeira fase, serão capacitados em 7 semanas (1 semana presencial e 6 semanas à distância)os técnicos das CREDEs/NTE que irão repassar para educadores, e na segunda, estes irão transmitir o que aprenderam aos alunos.

Entre as atividades do programa, está o desenvolvimento de sites pelos alunos, além da integração destes com estudantes de outras partes do mundo. Os participantes com idade entre nove e 19 anos que fizerem sites e projetos irão competir em campeonatos internacionais promovidos pela OEF.

No final de 2009, o Ceará será sede da premiação dos vencedores brasileiros da competição do ThinkQuest. Em nosso estado, o portal ThinkQuest se efetiva sob a Coordenação Estadual de Desenvolvimento da Escola – CDESC/SEDUC, coordenado pelo núcleo de Educação a Distância – EAD, sob a abrangência de 21 Núcleos de Tecnologia Educacional.

Nos dias 11 à 13 de março,em Natal-RN, a Profª Multiplicadora Edna Bacelar, participou do Encontro de Avaliação e Análise de Instrumentais, da formação 40 horas Linux, promovido pelo Ministério da Educação (MEC).

O referido encontro teve como objetivo, avaliar o material didático-pedagógico do Curso Introdução à Educação Digital (40h), constituído por um Guia do Formador e por um Guia do Cursista (orientações gerais ao cursista e 09 unidades de estudo e prática), oferecendo subsídios para a equipe de revisão do material, para que possam melhorar textos e sugestões de uma amostra de formadores/multiplicadores responsáveis pela implementação deste processo formativo junto aos professores e gestores escolares dos sistemas públicos de ensino.

.Edna Avaliação em NatalEdna 2