Pindoretama

Sobre o Município:

Pindoretama é um município brasileiro do estado do Ceará, pertencente a Região Metropolitana de Fortaleza. Sua população estimada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é cerca de 20..567 habitantes. A sua área territorial é de 72,85km². Conhecida também como a Capital da Rapadura e Princesinha do Litoral. Surgiu entre os anos de 1876 a 1877, quando dom Pedro II ordenou a construção do telégrafo que estabelecia comunicação entre as cidades de Fortaleza e Aracati. Para tanto foi necessária a abertura de uma estrada, em cujas margens começaram a habitar seus trabalhadores, dando início a um pequeno povoado vinculado ao município de Cascavel/CE. A estrada, que ficou conhecida como Estrada Nova, Estrada Telegráfica e Estrada do Fio, em Pindoretama passava no Centro da cidade, por onde hoje são a Rua José Franco (Rua do Cemitério) e Avenida Capitão Nogueira. Com o passar do tempo surgia um pequeno povoado, vinculado ao município de Cascavel. Em 1894 este foi elevado à categoria de Vila, com o nome de Baixinha e em 1911 a distrito de Cascavel. Pela Lei Estadual nº 2.738, de 28 de outubro de 1929, o distrito passou a denominar-se Palmares, assim permanecendo até 1943, quando pelo Decreto-Lei Estadual nº 1.114, de 30 de dezembro, o distrito de Palmares passou a denominar-se Pindoretama.

As Instituições Estaduais da Regional Crede 9, que ficam localizadas em Pindoretama são:

EEM Júlia Alenquer Fontenele

Escolas (modalidades gerais):

Escolas de educação infantil (2023): 11

Escolas de ensino fundamental (2021): 14

Escolas de ensino médio (2023): 1

Eventos Locais Regionais:

-Festival PindoreCana:

(Criado com o intuito de valorizar a cultura da cana-de-açúcar e aumentar o fluxo turístico para o município, o Pindorecana tornou-se uma espetacular opção para turistas conhecerem a cultura do povo cearense. Parceiros e empreendedores apresentam os produtos da cadeia produtiva de cana-de-açúcar e todos, junto à população do município, participam de uma grande oportunidade de negócios, aprendizado e entretenimento. No evento também é apresentada e exposta a maior rapadura do mundo.)

Prefeitura Municipal:

Prefeito: José Maria Mendes Leite

Secretário de Educação: Paulo Sérgio

Telefone: (85) 3375 1028 / 1094

Toponímia: palavra originária do tupi, que significa “região das palmeiras”.

Gentílico: pindoretamense

Data de aniversário: 07 DE SETEMBRO DE 1987