CREDE 9 participa da Etapa Estadual – Ceará Científico Digital 2021
14 de dezembro de 2021 - 09:00
A Secretaria da Educação do Estado do Ceará – SEDUC, por meio da Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio – COGEM, realizou durante os dias 08, 09 e 10 de dezembro a Etapa Estadual – Ceará Científico Digital 2021.
Este ano foi realizada uma Jornada STEAM com palestras, apresentações dos projetos em forma de vídeo, artigos científicos e teve como objetivo incentivar e apresentar aos professores da rede estadual a abordagem Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), a cultura maker e o Letramento Científico para discutir, apoiar ações de inovação, de desenvolvimento científico e metodologia de elaboração de trabalhos focados na publicação de artigos científicos.
O Ceará Científico Digital 2021 (CCD2021) foi promovido pela Seduc, em parceria com a Seara da Ciência, entidade vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Esse projeto faz parte da política educacional de popularização das ciências, da cultura e da tecnologia do Governo do Estado do Ceará.
Na cerimônia de encerramento houve a palestra “Importância das feiras científicas e iniciação científica para alunos de Ensino Médio”, proferida pela professora Roseli de Deus Lopes, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP).
Logo após, aconteceu a solenidade de premiação dos trabalhos vencedores desta edição, em cada uma das categorias.
A CREDE 9 foi representada pelos seguintes projetos:
LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS – EEM FRANCISCA MOREIRA DE SOUZA/BEBERIBE
PRESENCIAL, REMOTO, HÍBRIDO (PRESENCIAL?): OS DESAFIOS PARA O INCENTIVO À LEITURA NA ESCOLA E AS (RE) INVENÇÕES DO PROJETO BOOM LITERÁRIO NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO FRANCISCA MOREIRA DE SOUZA.
Alunas: Camilly Barros Lima, Sara Dayanne Fernandes de Lima e João Matheus do Nascimento. Professoras: Rosângela dos Santos Carlos e Kelli Schmiguel
FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO E APLICAÇÃO DAS TIC – EEEP EDSON QUEIROZ/CASCAVEL
MATSOPT – CONECTADOS À REDE MUNDIAL DO CONHECIMENTO: A TECNOLOGIA COM UM FACILITADOR NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA.
Alunos: Laísse Nunes Pereira, Lorena Oliveira Azevedo e Luanny de Oliveira,
Professor: Flávio Jussiê Ribeiro Fernandes
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS – EEMTI MARCONI COELHO REIS/CASCAVEL
ELETROMAT: GAMIFICAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA.
Alunos: Sarah Candido Coelho e Thiago França Galindo
Professores: Emerson dos Santos Pinheiro de Matos e Wermesson Silva de Castro
ROBÓTICA E AUTOMAÇÃO – EEEP EDSON QUEIROZ/CASCAVEL
VESPERTILIO 01 – ROBÔ SEMEADOR PARA AGRICULTURA FAMILIAR
Aluno: Ud Madeiro Pereira
Professores: Francisco Augusto Oliveira Santos e Thayane Rabelo Braga Farias
CIÊNCIAS E ENGENHARIAS – EEMTI MARCONI COELHO REIS/CASCAVEL
DESENVOLVIMENTO DE FILME PLÁSTICO BIODEGRADÁVEL APARTIR DA Psidium guajava
Alunos: David da Silva Ribeiro, Elislene Nascimento Fonseca e Samuel de Queiroz Pontes. Professora. Heloina Lopes Capistrano
EXPRESSÕES ARTÍSTICO – CULTURAIS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
EEM JULIA ALENQUER FONTENELE/PINDORETAMA
MATRIZ DE CRIAÇÃO CÊNICA DO ESPETÁCULO “FORA”
Aluna Maria Dávila Lima Batista, PROF. ORIENTADOR Herbeson Sales Cassiano E PROF. COORIENTADOR Igor Costa Cajaty
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
EEEP EDSON QUEIROZ/CASCAVEL
“SOBERANAS – LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER”: O ENSINO DE GÊNERO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA POR UMA EDUCAÇÃO PARA A IGUALDADE.
Aluna Jennyfer Lima Silva, Francisca Monayza Silva Azevedo e Geyce Elen dos Reis Forte. Professor: Cláudio Simplício
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
EEM JULIA ALENQUER FONTENELE/PINDORETAMA
SISTEMA DE CULTIVO SEMI – HIDROPÔNICO COM RESÍDUO AGROINDUSTRIAL DE CANA-DE-AÇÚCAR
Alunos: Nárrida Fernandes Maia Santos e Maria Dávila Lima Batista
Professor orientador: Igor Costa Cajaty
PESQUISA JÚNIOR – ENSINO FUNDAMENTAL II/CASCAVEL
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL ABDON DANTAS DE ALMEIDA – CASCAVEL
COMPACK: BLOCO SUSTENTÁVEL E ECOLÓGICO PRODUZIDO A PARTIR DA MISTURA DE ARGILA, CONCHAS DE BIVALVES E FIBRA DO COCO COMO PROPOSTA VISANDO A REDUÇÃO DOS IMPACTOS GERADOS NA PRODUÇÃO DE BLOCOS CERÂMICOS CONVENCIONAIS.
Alunos: Dafany de Paula Lemos, Thais Carvalho dos Santos Arcanjo, Miguel de Castro Rocha
Professor Orientador: Lucas Israel Evaristo da Silva.
A CREDE 9 conseguiu as seguintes premiações:
– 2° Lugar nas categorias:
PESQUISA JÚNIOR – ENSINO FUNDAMENTAL II – ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL ABDON DANTAS DE ALMEIDA – CASCAVEL
EXPRESSÕES ARTÍSTICO – CULTURAIS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL – EEM JULIA ALENQUER FONTENELE – PINDORETAMA
ROBÓTICA E AUTOMAÇÃO – EEEP EDSON QUEIROZ – CASCAVEL
– 3° Lugar na categoria:
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS – EEEP EDSON QUEIROZ – CASCAVEL
Prêmio – Bolsa de Iniciação Científica – CNPQ
EXPRESSÕES ARTÍSTICO – CULTURAIS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL – EEM JULIA ALENQUER FONTENELE – PINDORETAMA
A CREDE 9 parabeniza todos os envolvidos nessa ação em prol da Pesquisa Científica: alunos, professores, núcleo gestores, equipe CEDEA, equipe COGEM/SEDUC sempre juntos em busca da aprendizagem significativa de nossos alunos cearenses.