Ceará é um dos 4 estados brasileiros a informar 100% de escolas ao Censo Escolar 2012

18 de outubro de 2012 - 11:55

O Ceará ficou entre os quatro estados brasileiros que conseguiram informar 100% do número de escolas públicas e privadas ao Censo Escolar 2012, dentro do prazo estabelecido pelo MEC que terminou ontem, dia 16. Pela orientação, todos os estados deveriam enviar seus dados da 1ª Etapa do Censo referente à matrícula inicial. Conforme o levantamento, são 13.725 escolas cearenses, dentre unidades ativas, paralisadas e extintas. Os demais Estados são Acre, com 2.052 escolas; Mato Grosso do Sul, com 1.710 (escolas) e Roraima, com 885 escolas.

O trabalho é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão do MEC, com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Na Secretaria da Educação (Seduc), a ação é desenvolvida pela Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da Educação (Coave).

Conforme Betânia Raquel, responsável pela Coave, o Ceará foi o único Estado do Nordeste a fornecer os dados de todas as escolas cearenses. “Fechar em 100%, representa um esforço conjunto de todos nós. O  apoio de cada área da Seduc, Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), da Aprece, da Undime, da Uncme, das Coordenações Regionais e Municipais do Censo foi determinante para atingirmos esse resultado” –  ressalta a coordenadora.

Censo Escolar

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão do MEC. Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA). Esses dados servirão de base para a elaboração de diagnósticos sobre a educação brasileira, os quais colaboram para a implementação de políticas públicas na área da educação.

Clique no mapa ao lado para ver os dados no site do Inep