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Participação da CREDE 9 na Etapa Estadual – Ceará Científico.
8 de dezembro de 2025 - 11:38


Nos dias 4 e 5 de dezembro de 2025 a Secretaria da Educação do Ceará – SEDUC realizou a Etapa Estadual – Ceará Científico, no Centro de eventos do Ceará. Participaram da abertura o Governador do Estado do Ceará Elmano de Freitas, a Secretária da Educação, Eliana Estrela, a Secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) Vilma Freire, coordenadora da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil e Educação Complementar COPES, Bruna Alves Leão, o coordenador da CREDE 9 Pedro Henrique e demais coordenadores de CREDE/SEFOR.
A ação envolveu um conjunto expressivo de participantes, evidenciando a robustez da pesquisa escolar do estado. Nesta edição, foram 259 projetos na mostra, envolvendo 611 estudantes e 391 professores, provenientes de 187 escolas de 100 municípios cearenses. Dentro desse universo, destacaram-se também os trabalhos da categoria PcD, que somaram 44 projetos, desenvolvidos por 54 estudantes PcD, reforçando o compromisso do evento com a inclusão, a diversidade e o protagonismo estudantil em todas as suas dimensões.

Em 2025, a Seduc adotou como tema geral do ano letivo: “Educação Ambiental, Sustentabilidade e Emergência Climática”, que orientou todas as atividades e projetos desenvolvidos pelas escolas neste ano. A partir disso, o Ceará Científico realizou um recorte específico para direcionar suas pesquisas e apresentações: “Saberes científicos em tempos de crise climática global”.
No Ceará Científico, existem cinco áreas de pesquisa:
I. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
II. Matemática e suas Tecnologias;
III. Ciências da Natureza, Educação Ambiental e Engenharias;
IV. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
V. Robótica, Automação e Aplicação das TIC.
A CREDE 9 recebeu 2(duas) premiações na Categoria II – Ensino Médio: Ações Afirmativas e Educação de Jovens e Adultos (EJA), composta por Escolas Indígenas, Quilombolas, e do Campo, além de escolas de Famílias Agrícolas, Cejas e EJAs de Ensino Médio.
A Escola Quilombola Antônia Ramalho da Silva conquistou o 2º LUGAR em Ciências da Natureza, Educação Ambiental e Engenharias com o Projeto: PRODUÇÃO DE BIOPLÁSTICO A PARTIR DE INSUMOS PRODUZIDOS EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA PARA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO PLÁSTICO CONVENCIONAL e o 3º LUGAR na categoria Robótica, Automação e Aplicação das TIC com o Projeto: A SAGA DO QUILOMBO: CULTIVANDO UM FUTURO SUSTENTÁVEL.


A CREDE 9 participou em 13 categorias:
EEMTI Marconi Coelho Reis – Cascavel
CIÊNCIAS DA NATUREZA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENGENHARIA
POLI+: POLÍMEROS BIODEGRADÁVEIS A PARTIR DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS, UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL
EEMTI Marconi Coelho Reis – Cascavel
LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
ERA UMA VEZ O AMANHÃ: RECURSOS EDUCACIONAIS A PARTIR DA LITERATURA DE PERTENÇA
EEMTI Ronaldo Caminha Barbosa – Cascavel
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
A GEOMETRIA DO MAR: PROPORÇÃO ÁUREA E TESSELAÇÃO NA PRAIA DA CAPONGA
EEMTI Jaime Tomaz de Aquino – Beberibe
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
IMPACTO DO PROGRAMA SELO ESCOLA SUSTENTÁVEL NA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES EM TEMPOS DE CRISE CLIMÁTICA
EEEP Lúcia Helena Viana Ribeiro – Horizonte
ROBÓTICA AUTOMAÇÃO E APLICAÇÃO DAS TIC
E.V.A. (ENERGIA VERDE PARA A AGRICULTURA) SISTEMA DE IRRIGAÇÃO AUTOSSUFICIENTE COM ENERGIA SOLAR E FILTRAGEM NATURAL PARA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL
Escola Quilombola Antônia Ramalho da Silva – Horizonte
LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
LAGOS – A RESISTÊNCIA É NOSSO NATUREZA CAP 01 – DAS ONDAS A FLECHA
Escola Quilombola Antônia Ramalho da Silva – Horizonte
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
EXPRESSÕES ARTÍSTICAS COMO LINGUAGEM MATEMÁTICA PARA COMPREENDER O CLIMA
Escola Quilombola Antônia Ramalho da Silva – Horizonte
CIÊNCIAS DA NATUREZA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENGENHARIA
PRODUÇÃO DE BIOPLÁSTICO A PARTIR DE INSUMOS PRODUZIDOS EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA PARA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO PLÁSTICO CONVENCIONAL
Escola Quilombola Antônia Ramalho da Silva – – Horizonte
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
AS ÁGUAS DA DESIGUALDADE: O CANAL DO TRABALHADOR E O CANAL DA INTEGRAÇÃO COMO CATALISADORES DE RACISMO AMBIENTAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE ALTO ALEGRE, HORIZONTE-CE.
Escola Quilombola Antônia Ramalho da Silva – Horizonte
ROBÓTICA AUTOMAÇÃO E APLICAÇÃO DAS TIC
A SAGA DO QUILOMBO: CULTIVANDO UM FUTURO SUSTENTÁVEL
EEEP Edson Queiroz – Cascavel
PCD – ENSINO MÉDIO
ECO WALKING STICK
EMEF. Maria Pinheiro da Silva – Horizonte
PCD – ENSINO FUNDAMENTAL
ARTE SUSTENTÁVEL: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
E. E. F. Antônio Airton Torres – Pacajus
PESQUISA JR
APRENDIZAGEM E ROBÓTICA EM TEMPOS DE CRISE CLIMÁTICA GLOBAL.
A CREDE 9 agradece pelo empenho e dedicação de todos os núcleo gestores, professores orientadores e alunos participantes da fase Estadual e parabeniza os medalhistas pela conquista!