Escolas da CREDE 9 são selecionadas para participarem do E-BOOK “A Juventude Olímpica do Conhecimento do Ceará.

11 de novembro de 2025 - 15:19

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará – SEDUC, entende que o fomento à educação científica da rede estadual em suas mais variadas modalidades deve estar conectado à práticas baseadas na solidariedade, cooperação e equidade. Assim, nas ações propostas alia rigor científico à equidade, excelência na pesquisa à intercâmbio de saberes, experiência à iniciação, incentivando entre as escolas a circulação das boas práticas no campo da iniciação científica, com destaque para pesquisas que apresentem caminhos alternativos aos dilemas do tempo presente e que inspiram nossa perspectiva de um futuro sustentável econômico, social, cultural e ambiental. É o desejo da SEDUC e CREDEs que as escolas da rede estadual de ensino do Ceará sejam verdadeiros laboratórios vivos de investigação, experimentação e ajuda mútua, sempre primando pelo protagonismo dos estudantes.

Dessa forma, a CREDE 9 foi contemplada com 3(três) escolas selecionadas pela SEDUC para publicação de inciativas científicas: Relatos de Projetos – E-BOOK “A Juventude Olímpica do Conhecimento do Ceará”! Essa é uma forma de registrar e valorizar o protagonismo de estudantes e professores em suas mais variadas pesquisas, apresentadas em feiras e eventos científicos.

Segue abaixo as escolas e seus respectivos projetos escolhidos:

Escola Quilombola Antônia Ramalho da Silva: Título dos Projetos: 1. Nanotecnologia, Cultura e Ensino de Física: Vivências de uma Escola Quilombola 2. Nanotecnologia e Dispositivos Eletrônicos: Um novo olhar para o Ensino de Física com Perspectivas Ancestrais”. Apresentados na Conferência Ibero Americana em Ensino de Física – Chile.

EEMTI Marconi Coelho Reis: Título do Projeto: Watreat: membrana biopolimérica para tratamento de água. Apresentado na FEBRACE – USP/SP.

EEEP Pedro de Queiroz Lima: Título do Projeto: ARVIC: Aproveitamento de resíduos vítreos na fabricação de componentes estruturais. Apresentado na X MOCICA 2025 – Juazeiro do Norte – CE.

Agradecemos aos Núcleo Gestores pelo apoio sempre ofertado à Pesquisa Científica nas escolas de abrangência da CREDE 9 e em especial aos alunos e professores envolvidos nos projetos!

PARABÉNS!!!!