- Destaque
- Endereço Escolas
- Escolas
- Escolas
- Estrutura
- Institucional
- Lista de notícias
- Municípios
- Notícias
- Pagina Inicial - Menu
- Sessão de notícias
Formação – Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (Encontro de Coordenadores e Professores) – CREDE 9
26 de agosto de 2025 - 10:59
No dia 26 de agosto de 2025 a Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – CEDEA/CREDE 9 realizou a Formação – Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (Encontro de Coordenadores e Professores). Estiveram presentes coordenadores escolares e professores das escolas de Ensino Médio que ofertam Educação de Jovens e Adultos, bem como o coordenador interino Elisvaldo Oliveira, a orientadora da CEDEA Fábia Napoleão, Formadora Local Minelli Silva e a formadora Regional Roseneide Furtado.
O Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA é uma iniciativa do Governo Federal para erradicar o analfabetismo e melhorar a qualidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foi instituído pelo Decreto nº 12.048, de 5 de junho de 2024. Esse decreto estabelece ações e programas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394/96), que já previa essa modalidade de ensino como fundamental para a qualificação e o exercício da cidadania ao longo da vida.
E tem como principais objetivos: Superar o analfabetismo; Elevar a escolaridade das pessoas com 15 anos ou mais; Aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional; Ampliar as matrículas da educação de jovens e adultos e Ampliar o número de municípios com oferta de EJA.
O encontro teve como foco apresentar a história da EJA no Brasil, apresentação do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA, aplicação da oficina: Temas para os Círculos de Cultura e Apresentação dos Resultados: Questionário de Sondagem da EJA – CREDE 9 e apresentação de vídeos com depoimentos de ex alunos da EJA na CREDE 9. Houve discussões importantes em torno das razões do analfabetismo no Brasil, de metodologias (círculos de Cultura) e a importância do legado do método Paulo Freire para esse processo.
Enquanto Instituição de ensino, acreditamos que o Pacto EJA já está sendo uma porta de acesso à educação para quem não pôde estudar na idade certa, oferecendo formação para professores, incentivos financeiros e novas metodologias de ensino. O objetivo é que mais pessoas possam ler, escrever e ter oportunidades de qualificação profissional, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.