A EEMTI Marconi Coelho Reis – CREDE 9 é a grande vencedora do PIEC – Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico.

1 de julho de 2025 - 11:48

 

A EEMTI Marconi Coelho Reis (Cascavel – Crede 09) foi vencedora nas cinco categorias do Prêmio PIEC (Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico). A premiação tem por objetivo incentivar e reconhecer a prática científica no ensino básico (ensino fundamental, médio e médio-técnico) brasileiro.
Os projetos inscritos concorrem em todas as categorias que reconhecem os projetos mais promissores para um futuro sustentável (Futuro Brilhante); o projeto mais maduro e economicamente viável (Nova Realidade) e os projetos mais alinhados com o conceito de Economia Circular (Consciência Circular), além de reconhecer o(a) Educador(a) Inspirador(a), e a escola que melhor incentiva a prática científica, na categoria Pomar Científico.
A terceira edição do prêmio contou com mais de 900 participantes em 210 projetos inscritos, vindos de 23 estados e 82 cidades do país. A EEMTI Marconi Coelho Reis submeteu 11 projetos científicos orientados pela professora Heloína Lopes Capistrano entre os anos de 2023 e 2024. Pelo rigor científico e qualidade dos projetos propostos, a escola classificou 5 projetos entre os 25 finalistas.
No dia 30 de junho de 2025, ocorreu a divulgação dos premiados. A escola supracitada venceu em todas as categorias do prêmio, emplacando 1º, 2º, 3º e 5º Lugar geral. Além disso, a instituição foi Eleita Pomar Científico da edição, em função da classificação entre os projetos vencedores, finalistas e top 50. Como premiação, a instituição receberá o Laboratório Legado no valor de R$ 50000 em equipamentos, vidrarias e demais recursos para impulsionar a produção científica.
Projetos:
Ciclo Agroambiental Sustentável: Síntese de novos polímeros para aplicações agrícolas e ambientais a partir de resíduos agroindustriais. (Campeão nas Categorias Consciência Circular, Nova Realidade e Futuro Brilhante, além do 1º Lugar Geral do prêmio).
Plastguava: desenvolvimento de um novo filme plástico biodegradável a partir dos resíduos da produção de goiaba (2º Lugar nas categorias Consciência Circular, Nova Realidade e Futuro Brilhante, além do 2º Lugar Geral do prêmio).
Pectivitalis: Revestimento Sustentável Anti-Desperdício para Frutos (3º Lugar nas categorias Consciência Circular, Nova Realidade e Futuro Brilhante, além do 3º Lugar Geral do prêmio).
FitClean: Membrana Biossintética para Tratamento de Água (5º lugar na classificação geral).
Boom: Explosão de sementes como alternativa ao reflorestamento (7º lugar na classificação geral).
Cbet: revestimento biotecnológico para sementes a partir do aproveitamento de coprodutos de beterraba (26º lugar na Classificação Geral).
Arbiotec: Biocelulose aditivada com Pinhão-Roxo (Jatropha gossypiifolia) Anti-proliferação do vetor de arboviroses Aedes aegypti (35º lugar na Classificação Geral).
RCB: Reaproveitamento da Casca da Banana para soluções sustentáveis e inovadoras (71º na Classificação Geral).
Elas no STEM: combatendo o dream gap através de trabalho multiplataforma para inclusão de mulheres na liderança de projetos científicos (88º lugar na classificação geral).
CicatriCACTUS: tecnologias fitoterápicas a partir do mandacaru (Cereus jamacaru) (89º lugar na classificação geral).
Proteccolor: protetor solar antifúngico sustentável (116º lugar na classificação geral).
Com esse resultado inédito na História do Prêmio PIEC, a EEMTI Marconi Coelho Reis liderou de ponta a ponta, totalizando 279 pontos, contra 187 pontos da segunda escola mais bem pontuada.
A crede 9 parabeniza os professores, estudantes, colaboradores parceiros e gestores escolares por incentivarem a prática científica no âmbito escolar, desenvolvendo assim habilidades investigativas e criativas no seio da escola pública.