Roda de Conversa com Secretários(as) Municipais de Educação da CREDE 9.

10 de maio de 2024 - 10:54

A fim de promover reflexão, interação e um diálogo aberto sobre os assuntos e temas do cotidiano escolar das crianças e jovens da rede pública municipal de ensino, a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 9, através da Célula de Cooperação com os Municípios – CECOM 9 realizou, no dia 09 de maio de 2024, mais uma Roda de Conversa com os(as) Secretário(as) Municipais de Educação dos seis municípios sob a jurisdição da CREDE 9.

Durante a conversa, o Coordenador da CREDE 9, Pedro Henrique Sampaio Silveira, recebeu todos os secretários com a acolhida “A VIAGEM” que tratava das expectativas, compromissos, limitações e mensagens positivas para o encerramento do ciclo de gestão municipal 2021-2024; apresentou dados do Educa Censo 2023, no tocante ao fluxo escolar e distorção idade série e chamou atenção para a importância da inserção correta dos dados referente as escolas de tempo integral e as informações relacionadas a condicionalidade III do VAAR – Valor Aluno Ano Resultado (Redução das desigualdades educacionais socioeconômicas e raciais medidas nos exames nacionais do sistema nacional de avaliação da educação básica, respeitadas as especificidades da educação escolar indígena e suas realidades). Em seguida, abriu a discussão sobre os indicadores de aprendizagem com ênfase no AVALIE.CE 2024,1, momento em que cada secretário agradeceu a parceria da CREDE/SEDUC, elogiou as provas, porém trouxe muitas criticas sobre o tempo de preparação para aplicação e as falhas e inconsistências do sistema do CAED. Logo em seguida, houve a apresentação das escolas prioritárias 2024 de cada município e o calendário do III ciclo de formações regionais da CREDE 9, previsto para o mês de junho, que ocorrerá em rodízio com a parceria dos seis municípios.

A CREDE 9 agradece a disponibilidade e a receptividade dos Secretários(as), na certeza de que são esses momentos de partilha que fortalecem a cooperação entre o estado e os municípios.