EEMTI Marconi Coelho Reis – Cascavel é destaque na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE

26 de março de 2024 - 13:45

No período de 18 a 22 de março, a equipe da EEMTI Marconi Coelho Reis – Cascavel composta pela professora orientadora: Heloina Lopes Capistrano, o coorientador Francisco Augusto Oliveira Santos e os alunos Ana Rebeka Monteiro Lima de Souza e Daniel França Galindo participaram da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), na Universidade de São Paulo (USP) representando a escola, a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – CREDE 9, o Ceará e o Nordeste. Durante esses dias a equipe concorreu com diversos projetos brasileiros e conquistou 8(oito) premiações:

Projeto: CBet: Revestimento Biotecnológico para sementes a partir do aproveitamento do coproduto de beterraba

Estudante: Ana Rebeka Monteiro Lima de Souza

• Prêmio RICOH Americas Corporation – Desenvolvimento Sustentável 2024

• Prêmio de Inovação Junior – Hackscience

• Prêmio publicação pelo Centro Científico Conhecer

• 2º Lugar Prêmio Ashland “Student Solver Award”

• 2º Lugar em Ciências Agrárias

• Prêmio Regeneron ISEF 2024 – Los Angeles, California. Credenciamento para composição da delegação brasileira na International Science and Engineering Fair 2024.

Projeto: FitClean: Membrana Biossintética para tratamento de água

Estudante: Daniel França Galindo

• Prêmio Incentivo à Inovação Tecnológica MOSTRATEC – Credenciamento para MOSTRATEC 2024 – Mostra Internacional de Tecnologia e Ciência, que será realizada em Novo Hamburgo – RS, entre os dias 21 e 25 de outubro de 2024.

• 2º Lugar em Ciências Exatas e da Terra.

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.

Os objetivos da FEBRACE são:

→ Estimular o interesse em Ciências e Engenharia em jovens da educação básica através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores.

→ Engajar professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

→ Aproximar as escolas públicas e privadas das Universidades, através do contato entre os estudantes e professores com a comunidade universitária. Criar uma oportunidade para jovens estudantes brasileiros de entrar em contato com diferentes culturas e com cientistas reconhecidos.

Desde 2003, a FEBRACE realiza uma grande mostra de projetos científicos e tecnológicos, na Universidade de São Paulo, que reúne estudantes de todo o Brasil.

Todos os anos a FEBRACE mobiliza sua rede nacional de feiras afiliadas e seleciona finalistas para competições e feiras internacionais, além disso, promove diversas oportunidades para estudantes e professores em temáticas relacionadas a STEAM – Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Dessa forma, a CREDE 9 parabeniza e agradece todo o empenho e dedicação da professora Heloina, alunos Rebeka e Daniel e do coorientador Augusto que viabiliza um parceria muito importante com os seguintes laboratórios da Universidade Federal do Ceará – UFC: Análises de Frutos, Engenharia de Alimentos, Difração de Raios-X, Física, Microscopia Eletrônica, Geologia e de Embalagens de alimentos. Destacamos também o apoio da Secretaria da Educação – SEDUC com o financiamento dos projetos, possibilitando assim a participação dos mesmos no evento, bem como o esforço do núcleo gestor representado pela diretora Iara Valente que não mede esforços juntamente com sua equipe para que a prática da Pesquisa Científica permaneça sempre viva e constante corroborando assim para bons resultados na aprendizagem dos alunos dessa comunidade escolar.