Participação da CREDE 9 na Etapa Estadual – Ceará Científico 2023

20 de dezembro de 2023 - 09:25

No período de 13 a 15 de dezembro ocorreu a etapa estadual – Ceará Científico 2023. Projetos oriundos de escolas públicas de vários municípios cearenses se apresentaram no Centro de Eventos do Ceará.

Estiveram presentes na abertura do evento a Secretária da Educação do Ceará Eliana Estrela, o Secretário Executivo de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil Helder Nogueira, a Secretária Executiva de Cooperação com os Municípios Emanuelle Grace e demais autoridades.

O evento acontece anualmente e tem como objetivo incentivar e apoiar várias ações em educação científica, de forma que estudantes e professoras/es se envolvam no desenvolvimento de projetos/pesquisas no cotidiano escolar e na participação de eventos científicos e culturais, entendendo a prática da pesquisa como um princípio pedagógico e metodológico de troca e de produção de conhecimento.

O Ceará Científico é promovido pela Seduc, com auxílio de recursos do Fundo de Inovação Tecnológica (FIT), gerenciado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), em parceria com instituições de fomento à pesquisa, à arte e à cultura e universidades e faculdades do Estado.

O evento propõe culminância na etapa estadual dos projetos de pesquisa classificados, desenvolvidos sistematicamente no cotidiano escolar, a fim de celebrar e socializar produções de conhecimentos e manifestações artísticas e culturais nas diversas áreas do saber.

Portanto, por igualmente reconhecer a importância do debate em torno das relações étnico-raciais nos ambientes de ensino e aprendizagem, para a promoção da justiça social e da cultura antirracista, a Seduc, neste ano, trouxe a seguinte temática como norteadora de todos os trabalhos a serem apresentados ao Programa Ceará Científico: Mais Solidário, Mais Cooperativo 2023: Educação científica e as relações étnico-raciais. Para 2024 a temática será: Equidade de Gênero e Proteção à Mulher.

Os alunos(as) apresentaram seus projetos dentro das seguintes áreas de pesquisa:

– Ciências da Natureza e Engenharias;

– Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;

– Educação Ambiental;

– Linguagens e suas Tecnologias;

– Matemática e suas Tecnologias;

– Robótica, Automação e aplicação das TIC;

– Expressões Artístico – culturais na Pesquisa em Educação Ambiental ou nas demais áreas do conhecimento.

– Pesquisa Júnior | Ensino Fundamental II

– PcD

A CREDE 9 conquistou 3(três) premiações:

1° Lugar – Categoria: Pesquisa Jr.

EEF Luiz Liberato de Carvalho – Chorozinho

A produção de um GEL cicatrizante e Revitalizador da pele obtido através de uma planta de origem Africana

1° Lugar – Categoria: Ciências Humanas

EEM Dione Maria Bezerra Pessoa – Pacajus

Título: Dimensões do racismo na escola: estudo de caso da EEM Dione Maria Bezerra Pessoa

2° Lugar – Categoria: Ciências da Natureza e Engenharia

EEMTI Marconi Coelho Reis – Cascavel

TÍTULO: Beet+: Revestimento biossintético a partir do coproduto da beterraba.

As demais categorias foram representadas pelas seguintes escolas e projetos:

– Educação Ambiental

EEEP Edson Queiroz – Bioegg: Cerâmica Biodegradável

– Linguagens e Suas Tecnologias

EEMTI Custódio da Silva Lemos: Intersemiose e Diálogo Social: explorando as obras o ódio que você semeia, o avesso da pele e torto arado no círculo de leitura.

Matemática e suas Tecnologias

EEM Padre Coriolano: Mundo da Matemágica: explorando a etnomatemática como ferramenta transformadora no ensino de matemática.

Robótica, Automação e Aplicação das TIC

EEEP Edson Queiroz – CORRAUT – correção automatizada de gabaritos e análise de desempenho.

Pessoa com Deficiência – PCD

CEJA Maria Joélia de Carvalho Silva: a aromaterapia: terapias integrativas e o fortalecimento da rede de apoio a educação inclusiva.

Expressões Artístico – Culturais na Pesquisa em Educação Ambiental ou nas demais Áreas do Conhecimento.

EEM Júlia Alenquer Fontenele: “Instância”

Dessa forma a CREDE 9 parabeniza os representantes dos projetos premiados e agradece os alunos(as) e professores(as) pelo empenho na produção do conhecimento científico e artístico e o apoio dos núcleos gestores em propiciar a prática da ciência no chão da escola.