As EEEP Edson Queiroz/Cascavel e EEEP Pedro de Queiroz Lima/Beberibe são certificadas com o Selo Escola Sustentável 2023
19 de dezembro de 2023 - 14:06
As EEEP Edson Queiroz/Cascavel e EEEP Pedro de Queiroz Lima/Beberibe são certificadas com o Selo Escola Sustentável 2023
As comissões escolares, responsáveis pelas ações do Selo Escola Sustentável, receberam sua certificação de participação, em solenidade, ocorrida no último dia 15 de dezembro no Centro de Eventos do Ceará. Da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 9 – CREDE 9 foram contempladas a EEEP Edson Queiroz/Cascavel e EEEP Pedro de Queiroz Lima/Beberibe, representadas pelos seus gestores, respectivamente, Fábia Napoleão e Webster Belmino.
Na ocasião, estavam presentes: o Secretário Executivo de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil Helder Nogueira, a secretária do Meio Ambiente, Vilma Freire, a Coordenadora de Protagonismo Estudantil e Educação Complementar Bruna Leão, o Coordenador da CREDE 9 Pedro Henrique Sampaio Silveira, a Assessora Técnica de Educação Ambiental/ COPES/SEDUC Lindalva Costa da Cruz e o coordenador da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social da SEMA, Ulisses Rolim e a Técnica da CREDE 9 Roseneide Furtado.
A CREDE 9 parabeniza todas as escolas participantes e estimula à iniciativa, na crença de que ajudar o planeta com ações concretas em busca da sustentabilidade, desperta nos alunos o sentimento de preservação e responsabilidade pelo cuidado com a Terra e os incentiva a propagarem em suas famílias e comunidades os aprendizados adquiridos, sendo assim exemplo para outras escolas e instituições.
O Selo Escola Sustentável é um programa criado pelo Governo do Estado do Ceará, iniciativa conjunta das Secretarias da Educação (Seduc) e de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), por meio da Lei Estadual No 16.290, em 21 julho de 2017.
Com o objetivo de valorizar e fomentar ações e projetos que estimulam a responsabilidade socioambiental nas escolas, o programa certifica e premia as escolas públicas estaduais que estão engajadas nesse sentido. Para tal, as escolas realizam e documentam todas as suas atividades de cunho socioambiental. Cada atividade conta pontos de acordo com a tabela de critérios de pontuação e as escolas que atingem 700 pontos recebem a certificação que tem validade de 2(dois) anos. Após esse prazo,
as escolas poderão concorrer novamente à certificação.
A certificação e a premiação levam em conta projetos e ações baseadas em quatro eixos: Currículo, Gestão Ambiental Escolar, Espaço Físico e Educomunicação Socioambiental.
Este ano participaram as escolas dos seguintes grupos:
Grupo 1: Escolas Estaduais de Ações Afirmativas (Indígenas, Quilombolas, Regulares em Áreas de Assentamento).
Grupo 2: Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).
Grupo 3: Escolas de Educação Profissional.