CREDE 9 REALIZA A ETAPA REGIONAL – CEARÁ CIENTÍFICO 2023
13 de novembro de 2023 - 15:42
A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 9/Horizonte, por meio da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – CEDEA, realizou no hoje dia 10 de novembro a fase Regional do CEARÁ CIENTÍFICO 2023 com apresentações da categoria Artístico – Cultural, Pesquisa Junior e os 3(três) projetos com as maiores notas obtidas na etapa virtual das demais categorias científicas. O evento ocorreu no Shopping Viramar/Pacajus e teve a participação de alunos, professores, técnicos dos municípios, Secretários de Educação, do Coordenador da CREDE 9 Pedro Henrique e toda a equipe da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – CEDEA, CREDE 9.
O Ceará Científico é promovido pela Seduc, com auxílio de recursos do Fundo de Inovação Tecnológica (FIT), gerenciado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), em parceria com instituições de fomento à pesquisa, à arte e à cultura e universidades e faculdades do Estado.
O evento propõe culminância na etapa estadual dos projetos de pesquisa classificados, desenvolvidos sistematicamente no cotidiano escolar, a fim de celebrar e socializar produções de conhecimentos e manifestações artísticas e culturais nas diversas áreas do saber.
Portanto, por igualmente reconhecer a importância do debate em torno das relações étnico-raciais nos ambientes de ensino e aprendizagem, para a promoção da justiça social e da cultura antirracista, a Seduc, neste ano, traz a seguinte temática como norteadora de todos os trabalhos a serem apresentados ao Programa Ceará Científico: Mais Solidário, Mais Cooperativo 2023: Educação científica e as relações étnico-raciais.
OBJETIVOS
– Estimular a investigação e a busca do desenvolvimento de competências e de habilidades de forma sistemática e integrada com toda a comunidade escolar, sob orientação de suas/seus professoras/es, por meio da vivência do protagonismo estudantil.
– Estabelecer relações dinâmicas entre problemáticas teóricas, éticas, políticas, sociais, culturais, econômicas e socioambientais, de caráter local, regional, nacional e global sobre a temática: Educação científica e as relações étnico-raciais.
– Incentivar a construção de projetos de pesquisa que promovam a integração entre os diversos componentes curriculares, a partir da temática central proposta, valorizando a interdisciplinaridade e/ou a transdisciplinaridade e os eixos estruturantes dos itinerários formativos, bem como fortalecer a interface do conhecimento científico, filosófico e artístico-cultural com o cotidiano escolar de forma contínua e integrada.
– Estimular parcerias entre instituições acadêmicas e/ou educacionais com os estabelecimentos de ensino públicos, estaduais e/ou municipais cearenses, visando ao apoio científico, tecnológico e pedagógico, no desenvolvimento dos projetos de pesquisa.
– Promover o intercâmbio científico e artístico-cultural, incentivando a construção e o desenvolvimento de pesquisas, popularizando a arte, a cultura, a filosofia, as ciências e as tecnologias, de modo a oportunizar a participação de estudantes e professoras/es em eventos dessa natureza, nos âmbitos regional, estadual, nacional e internacional.
Este ano tivemos a seguinte classificação:
– CIÊNCIAS DA NATUREZA E ENGENHARIAS;
CATEGORIA 1A
1º Lugar: EEMTI MARCONI COELHO REIS: BEET+: REVESTIMENTO BIOSINTÉTICO A PARTIR DE COPRODUTO AGROINDUSTRIAL DE BETERRABA
2º Lugar: EEMTI CUSTÓDIO DA SILVA LEMOS: AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DO MANDACARU (CACTACEAE) COMO AGENTE DE PURIFI-CAÇÃO DE ÁGUA EM COMUNIDADES ÁRIDAS: UMA PERSPECTIVA DA ETNIA, RAÇA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL.
3º Lugar: EEEP LUCIA HELENA VIANA RIBEIRO: A RELAÇÃO DE UM SUPER-HERÓI NEGRO DOS QUADRINHOS COM AS CIÊNCIAS DA NATUREZA
CATEGORIA 1B
1º Lugar: CEJA MARIA JOÉLIA DE CARVALHO SILVA: EMPREENDIMENTO SOCIAL DA GOURMETIZAÇÃO DO CAJU
2º Lugar: ESCOLA QUILOMBOLA ANTÔNIA RAMALHO DA SILVA: ONDE OS ASTROS ME LEVARAM
– CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS;
CATEGORIA 1A
1º Lugar: EEM DIONE MARIA BEZERRA PESSOA: DIMENSÕES DO RACISMO NA ESCOLA: ESTUDO DE CASO DA EEM DIONE MARIA BEZERRA PESSOA
2º Lugar: EEEP EDSON QUEIROZ “PSIU! – NÃO SOU INVISÍVEL”: A IMPORTÂNCIA DA
EDUCAÇÃO NO COMBATE À DISCRIMINAÇÃO DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR.
3º Lugar: EEMTI CUSTÓDIO DA SILVA LEMOS: MINHA ESCOLA ACOLHEDORA E DIVERSA: ESCOLA COMO LUGAR DE MEMÓRIA E DE PRÁTICAS ANTIRRACISTAS
CATEGORIA 1B
1º Lugar: ESCOLA QUILOMBOLA ANTÔNIA RAMALHO DA SILVA: JUVENTUDE E COMUNICAÇÃO NA LUTA ANTIRRACISTA: O PROJETO PODBLACK NA COMUNIDADE QUILOMBOLA AUTO ALEGRE HORIZONTE – CE
– EDUCAÇÃO AMBIENTAL;
CATEGORIA 1A
1º Lugar: EEEP EDSON QUEIROZ BIOEGG: CERÂMICA BIODEGRADÁVEL
2º Lugar: EEMTI RAIMUNDO NONATO EPS: PROPOSTA SUSTENTÁVEL PARA O REAPROVEITAMENTO DO ISOPOR
3º Lugar: EEMTI JAIME TOMAZ DE AQUINO: ADUBO DO BAGAÇO DA ACEROLA: UMA EXPERIÊNCIA NA HORTA DA JTA
CATEGORIA 1B
1º Lugar: ESCOLA QUILOMBOLA ANTÔNIA RAMALHO DA SILVA: OS TRABALHADORES: ANÁLISE DO LIXÃO DE HORIZONTE
– LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS;
CATEGORIA 1A
1º Lugar: EEMTI CUSTÓDIO DA SILVA LEMOS: INTERSEMIOSE E DIÁLOGO SOCIAL: EXPLORANDO AS OBRAS O ÓDIO QUE VOCÊ SEMEIA, O AVESSO DA PELE E TORTO ARADO NO CÍRCULO DE LEITURA.
2º Lugar: EEM DIONE MARIA BEZERRA PESSOA: DP NEWS: O JORNAL ESCOLAR COMO PROPOSTA DE FORTALECIMENTO DO PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA LUTA ANTIRRACISTA
3º Lugar: EEM ANA FACÓ DISTINÇÃO, IDENTIDADE E PERTENCIMENTO: OS FALARES DA COMUNIDADE DO CAETANO EM BEBERIBE/CE
CATEGORIA 1B
1º Lugar: LÍNGUA PORTUGUESA: ORIGENS, REDESCOBERTAS E CONTEMPORANEIDADE NO UNIVERSO GLOBAL E ANTIRRACISTA.
2º Lugar: ESCOLA QUILOMBOLA ANTÔNIA RAMALHO DA SILVA: LITERATURA AFRO-CENTRADA EM BUSCA DE IDENTIDADE
– MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS;
CATEGORIA 1A
1º Lugar: EEM PADRE CORIOLANO: MUNDO DA MATEMÁGICA: EXPLORANDO A ETNOMATEMÁTICA COMO FERRAMENTA TRANSFORMADORA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
2º Lugar: EEM DIONE MARIA BEZERRA PESSOA: JOGOS DE TABULEIROS AFRICANOS: DESENVOLVENDO HABILIDADES LÚDICAS E CULTURAIS
3º Lugar: EEMTI JAIME TOMAZ DE AQUINO: APLICAÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS NA IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS CHAVES PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS.
CATEGORIA 1B
1º Lugar: ESCOLA QUILOMBOLA ANTÔNIA RAMALHO DA SILVA: TALES DE MILETO E O EGITO ANTIGO
– ROBÓTICA, AUTOMAÇÃO E APLICAÇÃO DAS TIC;
1º Lugar: EEEP EDSON QUEIROZ CORRAUT – CORREÇÃO AUTOMATIZADA DE
GABARITOS E ANÁLISE DE DESEMPENHO
2º Lugar: EEMTI MARIA DOLORES PROMOVENDO A JUSTIÇA CLIMÁTICA: DESENVOLVIMENTO DE UMA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DE BAIXO CUSTO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO ALTO ALEGRE.
3º Lugar: EEMTI LUIZETE ALBANO DE FREITAS MENEZES: DETECÇÃO DE COMENTÁRIOS RACISTAS NAS REDES SOCIAIS UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
– EXPRESSÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL OU NAS DEMAIS ÁREAS DO CONHECIMENTO;
CATEGORIA 1A
1º Lugar: EEM JÚLIA ALENQUER FONTENELE: “INSTÂNCIA”
2º Lugar: EEMTI CUSTÓDIO DA SILVA LEMOS: CAMINHOS DA FILOSOFIA UBUNTU NA ESCOLA: SOLIDARIEDADE, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS EM AÇÃO
3º Lugar: EEEP PEDRO DE QUEIROZ LIMA: ESPETÁCULO “SOSSECORP”
CATEGORIA 1B
1º Lugar: ESCOLA QUILOMBOLA ANTÔNIA RAMALHO DA SILVA: TORTO ARADO: HISTÓRIA E RESISTÊNCIA.
– PESQUISA JÚNIOR/ENSINO FUNDAMENTAL II;
1º Lugar: EEF LUIZ LIBERATO DE CARVALHO/CHOROZINHO: A PRODUÇÃO DE UM GEL NATURAL, CICATRIZANTE E REVITALIZADOR OBTIDO ATRAVÉS DE UMA PLANTA DE ORIGEM AFRICANA.
2º Lugar: EMEF DOMITILA ASSUNÇÃO DE MENEZES/HORIZONTE: LABORATÓRIO ALTERNATIVO DE CIÊNCIAS COM USO DO PAPEL RECICLADO
3º Lugar: EMEB PEDRO RICARDO DA SILVA/PINDORETAMA: UMA VIAGEM AO MUNDO DA FILOSOFIA: DO MITO DA CAVERNA A MODERNIDADE TECNOLÓGICA
– PESSOA COM DEFICIÊNCIA – PCD
1º Lugar: CEJA MARIA JOÉLIA DE CARVALHO SILVA: A AROMATERAPIA: TERAPIAS INTEGRATIVAS E O FORTALECIMENTO DA REDE DE APOIO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
2º Lugar: EEEP EDSON QUEIROZ: LIBRAS: AO ALCANCE DE TODOS
3º Lugar: EEM PADRE ARIMATÉIA UNO DOS ALELOS: O LÚDICO COMO FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM GENÉTICA
Parabenizamos pela participação das nossas 23 escolas de Ensino Médio, do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), dos dois Centros Cearenses de Idiomas (Cascavel e Horizonte) e a participação de toda nossa rede municipal, ou seja dos 6(seis) municípios de nossa abrangência!
Dessa forma, a CREDE 9 agradece a Secretaria da Educação do Estado do Ceará – SEDUC pelo apoio sempre dado a esta coordenadoria, toda equipe do Viramar Shopping em nome do gerente Lino Castilho, a presença e empenho dos núcleos gestores, Secretarias Municipais de Educação, técnicos das SMEs, professores e alunos presentes, a todos os avaliadores que se despuseram em avaliar os projetos científicos e culturais, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Horizonte e Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima – SEMA pela parceria e o apoio das escolas EEM Ana Facó, EEEP José Maria Falcão e CEJA Maria Joelia.
