- COMUNICADO OFICIAL
- Destaque
- Editais e Chamadas Públicas
- eleicao2018
- Endereço Escolas
- Escolas
- Escolas
- Estrutura
- Institucional
- Lista de notícias
- Municípios
- Notícias
- Pagina Inicial - Menu
- Sessão de notícias
CREDE 9 PARTICIPA DA ETAPA ESTADUAL – FESTIVAL ALUNOS QUE INSPIRAM 2023
4 de setembro de 2023 - 15:09
Etapa Estadual Alunos que Inspiram 2023:
A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 9/Horizonte, por meio da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – CEDEA participou do evento de premiação da Etapa Estadual do Festival Alunos que Inspiram 2023, realizado na última quinta-feira(31/08) pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc). A cerimônia e encerramento foram realizados no Theatro Via Sul, em Fortaleza, e contou com a apresentação dos trabalhos vencedores nas 15 categorias propostas pela SEDUC. A iniciativa visa identificar, valorizar e dar visibilidade à produção cultural dos estudantes matriculados na rede pública estadual do Ceará. A solenidade contou com as presenças da secretária de educação Eliana Estrela, do secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira; e da secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes. Também compareceram as secretárias da Diversidade, Mitchelle Meira, e da Juventude, Adelita Monteiro.
Registros da Crede 9 no evento de premiação estadual:
Alunos da Crede 9 premiados na Etapa Estadual:
CORDEL
– EEMTI JAIME TOMAZ DE AQUINO/FORQUILHA/BEBERIBE – CHEGANDO EM NAVIOS
ESCRAVISTAS CONSTRUÍ UM PAÍS LIBERTADOR.
ALUNO: JOSÉ WELLINGTON SOUZA DO NASCIMENTO
DANÇA PCD
– EEM JÚLIA ALENQUER FONTENELE/PINDORETAMA – A FORÇA DA MINHA VOZ
ALUNA: ANTONIA GESSICA
AUTORAL PCD
– EEM JÚLIA ALENQUER FONTENELE/PINDORETAMA – NAS ONDAS DO MARACATU
ALUNA: TAIANE ESTANISLAU
Considerações e agradecimentos:
O Festival ocorre, anualmente, por meio da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil da Seduc. Em 2023, o certame aconteceu em três fases: escolar, regional e estadual. A primeira etapa foi organizada pelas próprias escolas, que indicaram os trabalhos selecionados para o momento seguinte. A fase regional ficou sob responsabilidade de cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), que elegeram as produções que deveriam seguir para a fase subsequente. Na etapa estadual, gerida pela Seduc, foram escolhidas as três melhores obras de cada categoria, igualmente premiadas, sem a realização de ranqueamento. Para cada expressão artística, foi contemplado um artista com deficiência.
Assim, ao longo das fases escolar, regional e estadual, buscou-se envolver a juventude da rede estadual em práticas que abordassem os desafios de viver a multiplicidade das identidades, valorizando aspectos da cultura do povo negro (africano e afro-brasileiro), como a corporeidade, a memória, a história e os saberes, trazidos desde o Brasil Colônia.
A Crede 9 agradece a participação de todos alunos que criaram e dedicaram seu tempo e compromisso para a realização de obras tão importantes e significativas de representação da história afro-brasileira e também por participarem do Festival Alunos que Inspiram 2023 nas fases escolar, regional e estadual. Agradecemos a todas as nossas instituições de ensino por incentivarem e usarem a produção artística e cultural como ferramenta para uma ensino aprendizagem de valores em nossa regional. Parabéns a todos.
Assessoria de Comunicação (ASCOM) Crede 9.
Publicado em 04 de setembro as 15:07.