Participação da CREDE 9 na Festa Anual das Árvores 2023

30 de março de 2023 - 12:22

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA),realiza, no período de 26 de março a 1o de abril, a FESTA ANUAL DAS ÁRVORES 2023 (FAA 2023). Em parceria com municípios cearenses, organizações do Terceiro Setor, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas, estão sendo realizadas diversas ações em todo o território cearense, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta.

A cada ano, é escolhido um tema para direcionar os trabalhos da Festa Anual das Árvores. Assim, o tema central da campanha de 2023 é: Árvores e Mudanças Climáticas”.

Dessa forma a CREDE 9 fez um momento de reflexão e sensibilização com a participação dos funcionários da instituição, no dia 30 de março com a plantação de um Ipê Roxo na praça da CREDE 9, a fim de sensibilizar sobre a importância do plantio de árvores nos espaços públicos, pois elas promovem sombreamento, contribuem para regular temperatura e umidade do nosso planeta, além de absorver gás carbônico e liberar oxigênio, melhorando a qualidade do ar.

O ipê roxo, extremamente recomendado para reflorestamento e reposição de mata ciliar, também pode preencher margens de ruas e estradas e tem propriedades: analgésica, antiviral, antifúngica, antioxidante, antibiótica, antineoplásica, relaxante, por isso, combate ansiedade, estresse, depressão, insônia e, também atua como relaxante muscular.

Dos 184 municípios cearenses, 145 participarão diretamente da FAA 2023 com a realização de inúmeras atividades locais. Também participam, escolas estaduais (20 escolas estaduais da CREDE 9 participarão plantando de 1(uma) até 50(cinquenta) árvores doadas pela SEMA, seis Unidades de Conservação (UC) estaduais e centenas de jovens integrantes do programa do Governo do Estado, Agente Jovem Ambiental (AJA), que realizarão, simultaneamente, em diversas regiões do Ceará, em um movimento coletivo, inúmeras atividades de educação ambiental, com o objetivo de semear na população, a ideia da preservação das árvores para um mundo melhor.

Assessoria de Comunicação Crede 09, 30 de Março de 2023 (Quinta-feira).