Uma Grande Conquista! Projeto da EEMTI Marconi Coelho Reis conquista 5 prêmios na FEBRACE e representará o Brasil na ISEF

27 de março de 2023 - 08:53

O projeto “Aproveitamento de coproduto agroindustrial de goiaba (Psidium guajava) na obtenção de filmes poliméricos biodegradáveis” desenvolvido pela estudante egressa Juliana Pereira, sob orientação da professora Heloina Capistrano, representou a EEMTI Marconi Coelho Reis (Crede 09) e o Estado do Ceará na 21ª FEBRACE. O evento, considerado a maior feira de ciências e engenharia do Brasil, ocorreu entre os dias 20 e 24 de março de 2023 no Inova USP, em São Paulo.

O projeto supracitado aborda o aproveitamento do coproduto das podas das folhas de goiabeira na obtenção de um filme polimérico com propriedades mecânicas superiores aos demais plásticos biodegradáveis existentes, sendo 99% mais econômicos do que as alternativas já disponíveis no mercado.

Pelo destaque e rigor científico o projeto conquistou 5 premiações na FEBRACE. A saber:

– Yale Science and Engineering Association – Expositora destaque em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

– 2º Lugar em Inovação ASV (Criação de Valor Compartilhado), projeto com maior potencial de inovação, colaboração e potencial de impacto para a sociedade.

– Credenciamento para FENECIT, em Recife – Pernambuco.

– 2º Lugar geral da FEBRACE na categoria Ciências Agrárias.

– Prêmio Regeneron ISEF – International Science and Engineering Fair 2023, em Dallas – Texas, EUA.

A Regeneron ISEF trata-se da maior feira internacional de ciências e engenharia, de nível pré-universitário, que conta com a participação de cerca de 1.800 jovens de 70 nacionalidades. É um evento promovido anualmente pela Society for Science, uma organização sem fins-lucrativos sediada nos EUA, dedicada a promover e expandir a alfabetização cientítica, educação em STEM e pesquisa. Todos os anos 9 projetos vencedores da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) e 9 projetos vencedores da MOSTRATEC (Mostra Internacional de Tecnologia e Ciência) são selecionados para representar o Brasil durante o evento.

A Nona Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 9 – reitera e contempla com grande estima e orgulho essa grande conquista e dedicação de todos os envolvidos neste momento tão especial e enriquecedor, que mostra os resultados de muita competência e desenvolvimento de nossa educação Cearense! Em especial, a aluna Juliana Pereira e sua professora orientadora Heloina Capistrano da EEMTI Marconi Coelho Reis. Parabenizamos por essa grande conquista!

Assessoria de Comunicação da Crede 09 em parceria com o SETOR GABIENTE e CEDEA, na pessoa de Pedro Henrique Sampaio Silveira (Coordenador da Crede 09) e Roseneide Furtado (Técnica CEDEA).

Para saber mais sobre o projeto acesse: https://virtual.febrace.org.br/2023/AGR/1265/