Educação antirracista é tema da edição de 2023 do Escola Espaço de Reflexão

22 de março de 2023 - 08:34

A Secretaria da Educação (Seduc) deu início, nesta terça-feira (21), a mais uma edição do “Escola Espaço de Reflexão”, iniciativa criada em 2017 com o objetivo de mobilizar as unidades de ensino da rede estadual em torno do debate sobre a formação crítica e reflexiva dos estudantes. Nesta ocasião, o tema escolhido foi “o letramento racial e os desafios para uma escola antirracista”. O evento está sendo realizado de maneira virtual, por meio do canal no Youtube da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), e segue até esta quarta-feira (22).

A webinar de abertura contou com a participação da secretária da Educação, Eliana Estrela; da procuradora de Justiça Elizabeth Almeida, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação do Ministério Público do Estado (Caoeduc/MPCE); e da coordenadora executiva do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial do Estado do Ceará, Glória Bernardino.

Eliana Estrela aponta que o Seminário é uma oportunidade para refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem, levando em conta a realidade vivenciada nas unidades de ensino. A partir disso, segundo a gestora, pode-se criar estratégias com o intuito de fazer da escola uma instituição mais equânime e plural.

“Temos desafios e sabemos que precisamos avançar. Seguimos na defesa de uma educação de qualidade e, por isso, criamos a Secretaria Executiva da Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil. Queremos fortalecer a pauta da diversidade e do respeito mútuo. Já tínhamos uma caminhada nesta direção, com formações de professores, compartilhamento de boas práticas nas escolas e disponibilização de material didático. Mas, buscamos meios para estar mais próximos das temáticas que precisam de um olhar sensível”, enfatiza a secretária.

Após a abertura, foi apresentada a conferência “20 anos da Lei 10.639: por uma educação antirracista e equânime”, ministrada pela pesquisadora Zuleide Fernandes, membro do Fórum Permanente de Educação das Relações Étnico-raciais do Ceará, que atua na área de educação, gênero, negritude e violência. O debate também contou com a exposição da professora Lorena Francisco de Souza, coordenadora do Núcleo de Estudos Africanos e Afrodiaspóricos na Universidade Estadual de Goiás (UEG). O diálogo foi mediado pelo secretário executivo da Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil da Seduc, Helder Nogueira.

Assista à transmissão do primeiro dia de atividades do Escola Espaço de Reflexão

Crede 9 no primeiro encontro do Evento: (21-03)

A Nona Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 9, participou efetivamente, nessa terça-feira (21-03) de mais uma edição do “Escola Espaço de Reflexão” estando virtualmente no primeiro dia do Evento (O Letramento Racial e os Desafios para uma Escola ANTIRRACISTA). Todas as escolas estudais de nossa Regional, estiveram presentes, contribuindo e constatando a grande importância desse encontro. Lutamos por uma realidade em que a equidade seja nosso maior bem na luta contra os problemas Étnico-Raciais da nossa sociedade! Seguimos juntos nessa luta!

Quarta-feira

No segundo dia do evento, a partir das 9h, serão realizados 13 colóquios temáticos, em salas do Google Meet, para os educadores da rede pública estadual que se inscreveram na atividade.

Na sequência, às 13h30, haverá a webinar de encerramento do Escola Espaço de Reflexão, com uma mesa de debate que tratará sobre o tema geral do evento, mediada pela secretária executiva do Ensino Médio e Profissional da Seduc, Jucineide Fernandes. Participam da conversa a secretária da Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira; e a secretária dos Povos Indígenas do Ceará, Cacika Irê Juliana Alves.

Bruno Mota – Texto
Carlos Gorila – Fotos