CREDE 9 Realizou no dia 18 de janeiro (quarta-feira), a Jornada Pedagógica Regional Integrada 2023.

19 de janeiro de 2023 - 08:40

A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 9-Horizonte, por meio da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – CEDEA – e da Célula de Cooperação com os Municípios – CECOM, realizou hoje, 18 de janeiro, a Jornada Pedagógica Regional Integrada 2023.
O evento teve como objetivo: refletirmos coletivamente sobre os principais desafios da rede pública no contexto da educação básica, para pensar em estratégias da gestão educacional, a fim de ofertar e garantir cada vez mais uma educação de qualidade, equalizadora e libertadora.
Trazendo como temática central a “Educação Integral e recomposição da aprendizagem”, o público-alvo de hoje foi gestores e professores da Rede e secretárias da educação dos municípios.
Tivemos as falas de abertura, do coordenador interino da CREDE 9, Prof. Pedro Henrique Sampaio, do senhor prefeito Nezinho Farias, prefeito da cidade de Horizonte, e da senhora secretária da Educação do Estado do Ceará: Eliana Estrela.
A participação da estudante Anna Lyvia Costa, do 2º ano A, manhã, da EEF Guibson Marinho dos Santos, do Município de Chorozinho, fazendo a leitura dos poemas “Por enquanto sou pequeno”, de Pedro Bandeira, e “O Girassol”, de Vinícius de Moraes.
Também foi realizada a solenidade do #chegueiEnsinoMédio com o objetivo de acolher, simbolicamente, os alunos que estão ingressando nessa etapa do ensino.
Na sequência, houve a mesa temática, que contemplava o tema da formação. Participaram a senhora Francisca de Assis Viana Moreira (Ciza Viana), Coordenadora do Fórum Estadual de Educação do Ceará; a senhora Emanuelle Grace Kelly Santos de Oliveira, secretária executiva da COPEM; e o senhor José Marques Aurélio de Souza, vice-presidente da UNDIME.
Dando continuidade ao evento, seguimos com a divisão das salas temáticas, cujos temas eram: Sala 1: PAIC INTEGRAL; Sala 2: NOVO ENSINO MÉDIO; Sala3: Avaliação como ferramenta para recomposição das aprendizagens; Sala 4: Acolhimento e desenvolvimento das competências socioemocionais; Sala 5: Equidade e inclusão no contexto escolar para redução das desigualdades; e Sala 6: Oficina dos sonhos.
A CREDE 9 agradece a presença e a contribuição de todos os participantes, audiência, palestrantes e autoridades, e deseja que as discussões levantadas possam contribuir com reflexões que possam nortear nossas práticas pedagógicas.