CREDE 9 PARTICIPA DA ETAPA ESTADUAL – CEARÁ CIENTÍFICO 2022

15 de dezembro de 2022 - 15:12

A equipe CREDE 9 representada por alunos, professores e técnicos participou da etapa Estadual – Ceará Científico 2002 no período de 07 a 09 de dezembro, no shopping Rio Mar – Fortaleza.

O Ceará Científico é uma política da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) em parceria com a Seara da Ciência, entidade vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC),  o  Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que propõe a culminância em sua etapa Estadual, de todos os projetos científicos e artístico – culturais trabalhados sistematicamente no cotidiano escolar, a fim de celebrar e socializar as produções de conhecimentos nas diversas áreas do saber. Essa ação faz parte do Programa Ceará Educa Mais, desenvolvido pelo Governo do Estado, com o objetivo de elevar o desempenho acadêmico e aprimorar as competências socioemocionais dos estudantes para proporcionar a melhoria da aprendizagem na rede pública estadual de ensino.

Representaram a CREDE 9 os seguintes projetos:

PESQUISA JÚNIOR – ENSINO FUNDAMENTAL II

LIVRO DOS ABRAÇOS: UMA EXPERIÊNCIA DE CURA. E.M.E.B PEDRO RICARDO DA SILVA – PINDORETAMA

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

EEMTI MARCONI COELHO/CASCAVEL – MATH-ON: GAMIFICAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) MÉDIO

EEM ANA FACÓ/BEBERIBE – A INFLUÊNCIA ECONÔMICA E SOCIAL DO EXTRATIVISMO DO CAJU NA CIDADE DE BEBERIBE E REFERÊNCIA PARA NOVOS TRABALHADORES LOCAIS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

EEMTI MARCONI COELHO REIS – SCOBY/CASCAVEL: SÍNTESE DE FILME DE CELULOSE BACTERIANA

LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS

EEMTI CUSTÓDIO DA SILVA LEMOS/CASCAVEL – É JOGANDO QUE SE APRENDE: O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NAS DISCIPLINAS DE LINGUAGENS E CÓDIGO

CIÊNCIAS E ENGENHARIAS

EEEP PEDRO DE QUEIROZ LIMA/BEBERIBE – AGA: A REVOLUÇÃO EXTRAÍDA DAS SEMENTES

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

EEM DIONE MARIA BEZERRA PESSOA/PACAJUS – A SAÚDE MENTAL DOS ADOLESCENTES NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO

ROBÓTICA E AUTOMAÇÃO E APLICAÇÃO DAS TIC

EEEP JOSÉ MARIA FALCÃO/PACAJUS – ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA AUTOMATIZADO DE IRRIGAÇÃO SUSTENTÁVEL: REUTILIZANDO A ÁGUA DO AR-CONDICIONADO E A ENERGIA SOLAR.134

EXPRESSÕES ARTÍSTICO – CULTURAIS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL OU NAS DEMAIS ÁREAS DO CONHECIMENTO

EEM JÚLIA ALENQUER FONTENELE/PINDORETAMA – HOMIZIO (O ESCONDERIJO)

Obtivemos os seguintes resultados na Etapa Estadual:

1° Lugar na Categoria Educação Ambiental com o projeto SCOBY: Filme biotecnológico de celulose bacteriana otimizada por resíduos de Jerimum da EEMTI Marconi Coelho Reis – Cascavel. Alunois: ISAAC LIMA SILVA e ANA REBEKA MONTEIRO LIMA DE SOUZA e a professora HELOINA LOPES CAPISTRANO.

2° Lugar na Categoria Ciências e Engenharia com o projeto AGA: a revolução extraída das sementes da EEEP Pedro de Queiroz Lima – Beberibe. Alunas: ANA CAROLINE CASTRO DE MORAIS e MARIA YANNA MONTEIRO DA SILVA e o professor MARDONIO JUNIOR DE SOUZA.

A CREDE 9 agradece e parabeniza a participação de todos os envolvidos no processo Ceará Científico – 2022.