CREDE 9 realiza a Etapa Regional – CEARÁ CIENTÍFICO 2022
17 de novembro de 2022 - 08:52
A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 9/Horizonte, por meio da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – CEDEA realizou no dia 11 de novembro, no Shopping Viramar/Pacajus as apresentações da categoria Artístico – Cultural e a solenidade de premiação do CEARÁ CIENTÍFICO 2022 – ETAPA REGIONAL – CREDE 9.
O Ceará Científico é uma política da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) em parceria com a Seara da Ciência, entidade vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que propõe a culminância em sua etapa Estadual, de todos os projetos científicos e artístico – culturais trabalhados sistematicamente no cotidiano escolar, a fim de celebrar e socializar as produções de conhecimentos nas diversas áreas do saber. Essa ação faz parte do Programa Ceará Educa Mais, desenvolvido pelo Governo do Estado, com o objetivo de elevar o desempenho acadêmico e aprimorar as competências socioemocionais dos estudantes para proporcionar a melhoria da aprendizagem na rede pública estadual de ensino.
Esse projeto faz parte da política educacional de popularização das ciências, da cultura e da tecnologia do Governo do Estado do Ceará. Essas ações pedagógicas objetivam a produção e a dinamização do conhecimento no contexto da sala de aula, da escola, da comunidade, da sociedade e do mundo.
O Ceará Científico tem como objetivos:
– Estimular a investigação e a busca do desenvolvimento de competências e de habilidades de forma sistemática e integrada com toda a comunidade escolar, sob orientação de seus professores, por meio da vivência do protagonismo estudantil.
– Estabelecer relações dinâmicas entre problemáticas teóricas, éticas, políticas, sociais, culturais, econômicas e socioambientais, de caráter local, regional, nacional e global.
– Incentivar a construção de projetos de pesquisa que promovam a integração entre os diversos componentes curriculares, a partir do tema abordado, valorizando a interdisciplinaridade e/ou a transdisciplinaridade e os eixos estruturantes dos itinerários formativos, bem como fortalecer a interface do conhecimento científico, filosófico e artístico-cultural com o cotidiano escolar de forma contínua e integrada.
– Estimular parcerias entre instituições acadêmicas e/ou educacionais com os estabelecimentos de ensino públicos, estaduais e/ou municipais cearenses, visando o apoio científico, tecnológico e pedagógico, no desenvolvimento dos projetos de pesquisa.
– Promover o intercâmbio científico e artístico-cultural, incentivando a construção e o desenvolvimento de pesquisas, popularizando a arte, a cultura, a filosofia, as ciências e as tecnologias, de modo a oportunizar a participação de estudantes e professores em eventos dessa natureza, nos âmbitos regional, estadual, nacional e internacional.
Os projetos Classificados nas primeiras colocações representarão a CREDE 9 na Etapa Estadual que acontecerá no Shopping Riomar no período de 7 a 9 de dezembro de 2022.
A CREDE 9 agradece a participação e empenho de todos os alunos, professores, gestores e técnicos das Secretarias Municipais de Educação, do apoio da Secretaria da Educação do Estado do Ceará – SEDUC, dos Secretários Municipais de Educação de Chorozinho e Pindoretama, da parceria do Shopping Viramar, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará -| Campus Horizonte, do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Astronomia da UECE – LEPA e da EEEP José Maria Falcão na Etapa Regional – Ceará Científico 2022.
RESULTADO – CEARÁ CIENTÍFICO – ETAPA REGIONAL 2022
PESQUISA JÚNIOR – ENSINO FUNDAMENTAL II
1º lugar: LIVRO DOS ABRAÇOS: UMA EXPERIÊNCIA DE CURA. E.M.E.B PEDRO RICARDO DA SILVA – PINDORETAMA
2º lugar: HORTA 100% ORGÂNICA E 100% SUSTENTÁVEL: FORTALECENDO O ELO ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE. E.E.F JOSÉ ALEXANDRE FILHO – CHOROZINHO
3º lugar: BENCICATRI: POMADA CICATRIZANTE PRODUZIDA COM ÓLEO DE COCO E EXTRATO DE BARBATIMÃO PARA O TRATAMENTO DE FERIMENTOS EM PESSOAS COM DIABETES MELLITUS – E.E.B.M. BENIGNA PACHECO – CASCAVEL
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
1º lugar: EEMTI MARCONI COELHO/CASCAVEL – MATH-ON: GAMIFICAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA
2º lugar: EEM PADRE ARIMATÉIA DINIZ – A UTILIZAÇÃO DO JOGO RACIOCÍNIO DAS OPERAÇÕES COM RAIZ E POTÊNCIA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA
3º lugar: EEM DIONE MARIA BEZERRA PESSOA – O USO DE JOGOS COMO FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) MÉDIO
1º lugar: EEM ANA FACÓ/BEBERIBE – A INFLUÊNCIA ECONÔMICA E SOCIAL DO EXTRATIVISMO DO CAJU NA CIDADE DE BEBERIBE E REFERÊNCIA PARA NOVOS TRABALHADORES LOCAIS
2° lugar: EEM PADRE ARIMATÉIA DINIZ/CASCAVEL- JOGOS DE RACIOCÍNIO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA’S
3° lugar: CEJA PROF. MARIA JOÉLIA DE CARVALHO/PACAJUS – EMPREENDENDO COM AROMAS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROF. MARIA JOÉLIA DE CARVALHO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
1º lugar – LUGAR: EEMTI MARCONI COELHO REIS – SCOBY/CASCAVEL: SÍNTESE DE FILME DE CELULOSE BACTERIANA
2º lugar – EEMTI LUIZETE ALBANO/CHOROZINHO – LIX’ARTE: TRANSFORMANDO LIXO EM ARTE
3º lugar – EEEP PEDRO DE QUEIROZ LIMA/BEBERIBE – PLACA TAT – UTILIZAÇÃO DA FIBRA DE COCO E RESINA DA ANARCADIUM OCIDENTALE E MORINGA OLEÍFERA PARA CONFECÇÃO DE PLACAS DE TRATAMENTO ACÚSTICO/TÉRMICO
LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
1º lugar – EEMTI CUSTÓDIO DA SILVA LEMOS/CASCAVEL – É JOGANDO QUE SE APRENDE: O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NAS DISCIPLINAS DE LINGUAGENS E CÓDIGO
2º lugar – PADRE ARIMATÉIA – TRANS)FORMAÇÃO DE JOVENS LEITORES LITERÁRIOS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO CONTEXTO DE PÓS-PANDEMIA DA ESCOLA PÚBLICA CEARENSE
3º lugar – EEEP EDSON QUEIROZ – SEJA MIL: A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO DE REDAÇÃO POR MEIO DA MONITORIA
CIÊNCIAS E ENGENHARIAS
1º lugar – EEEP PEDRO DE QUEIROZ LIMA/BEBERIBE – AGA: A REVOLUÇÃO EXTRAÍDA DAS SEMENTES
2º lugar – EEM WALDERI MACHADO DE ALMEIDA – PLÁSTICO BIODEGRADÁVEL A BASE DE GOMA DE MANDIOCA E BABOSA
3º lugar – EEMTI MARCONI COELHO REIS – CICATRICACTUS: TECNOLOGIAS FITORÁPICAS A PARTIR DO MANDACARU (CEREUS JAMACARU)
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
1º lugar: EEM DIONE MARIA BEZERRA PESSOA/PACAJUS – A SAÚDE MENTAL DOS ADOLESCENTES NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO
2º lugar – EEEP JOSÉ MARIA FALCÃO – INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: A EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS COMO FONTE DE CONHECIMENTO ENTRE ADOLESCENTES
3º lugar – EEM JAIME TOMAZ DE AQUINO – INSEGURANÇA ALIMENTAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ALUNOS DA ESCOLADE ENSINO MÉDIO JAIME TOMAZ DE AQUINO
ROBÓTICA E AUTOMAÇÃO E APLICAÇÃO DAS TIC
1º lugar – EEEP JOSÉ MARIA FALCÃO/PACAJUS – ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA AUTOMATIZADO DE IRRIGAÇÃO SUSTENTÁVEL: REUTILIZANDO A ÁGUA DO AR-CONDICIONADO E A ENERGIA SOLAR.134
2º lugar – EEMTI CUSTÓDIO LEMOS – TERMÔMETRO DIGITAL COM SENSOR DE UMIDADE PROGRAMÁVEL POR PLACA ARDUINO.122
3º lugar – EEM ANA FACÓ – SPACRESCE/BEBERIBE – UM APLICATIVO PARA A RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGENS EM LÍNGUA PORTUGUESA.118
EXPRESSÕES ARTÍSTICO – CULTURAIS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL OU NAS DEMAIS ÁREAS DO CONHECIMENTO
1º lugar – EEM JÚLIA ALENQUER FONTENELE/PINDORETAMA – HOMIZIO (O ESCONDERIJO)
2º lugar – EEM PADRE CORIOLANO EMOF/PACAJUS: CÂNONES EM APNEIA.
3º lugar – EEM PADRE ARIMATÉIA DINIZ/CASCAVEL – A MÚSICA COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NA PERSPECTIVA DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL.