Fórum Regional dos Grêmios Estudantis promovido pela CREDE 9

23 de junho de 2022 - 15:53

Evento ocorreu no dia 22 de junho como incentivo ao desenvolvimento de lideranças entre os jovens protagonistas.

O Fórum Regional dos Grêmios Estudantis realizado nesta quarta-feira (22), em Horizonte, trouxe como tema “Juventude em foco: participação, liderança e bem-estar”.
O encontro foi mediado pela articuladora do protagonismo estudantil da rede, Déborah Silva, e reuniu estudantes representantes de todas as escolas da Regional com o objetivo de oportunizar debates sobre a importância do Grêmio Estudantil mantendo o foco no olhar cuidadoso para os protagonistas no desenvolvimento e efetivação de suas ações e de destacar o poder da escuta na construção das ações e do bem-estar dos alunos protagonistas.
Pela manhã, os protagonistas dialogaram com a ex-aluna da rede, Ruth Maria, que hoje é estudante do curso Serviço Social pela Uece (Universidade Estadual do Ceará), sobre liderança e desenvolvimento das ações realizadas pelos grêmios nas escolas. Os alunos gremistas também participaram do momento de autocuidado com o psicólogo e coordenador do Movimento Saúde Mental, Ivan Nogueira, que praticou o acolhimento dos estudantes e destacou a importância de “ser cuidado para cuidar”. No período da tarde, após serem acolhidos com música, o momento contou com a presença do coordenador da CREDE 9, Pedro Sampaio, que dialogou com os alunos gremistas sobre a importância dos movimentos estudantis e do engajamento dos líderes na luta por seus direitos, desde sua origem a sua representatividade hoje. Para finalizar o Fórum, foi realizada uma biodança com o intuito de estimular as emoções e criatividade, de diminuir a ansiedade e o estresse e de renovar as energias.