VT CECOM/CREDE9 & CASCAVEL

22 de junho de 2022 - 14:45

Na manhã de hoje, 22 de junho de 2022, o Coordenador da CREDE 9, Pedro Henrique Sampaio Silveira, o Orientador da Célula de Cooperação com os Municípios, Elisvaldo Oliveira, a Técnica Administrativa, Gisele Rocha e a Gerente Regional do MAISPAIC, Danielle Souza, visitaram a Secretaria Municipal de Educação de Cascavel que foram acolhidos pelo Prefeito Tiago Ribeiro, acompanhado da Vice-Prefeita Paulinha Dantas, do Secretário de Educação, Cleiton Pereira, junto a sua equipe técnica-pedagógica e os gestores das escolas municipais. Tal encontro teve como pauta: A escuta ativa dos gestores escolares e a apropriação dos resultados do SPAECE diagnóstico de entrada 2022.

No primeiro momento, fomos acolhidos pelos alunos, Marcos Vital do Nascimento e Francisco Gabriel Silva do Nascimento da EEF. Luiz Pacheco do Amaral que nos presentearam com a leitura do cordel de autoria da professora Maria Érica Fontinelle Carvalho em homenagem aos 15 anos do Programa de Alfabetização na Idade Certa – MAIS PAIC, seguido pela escuta ativa dos gestores.

Prosseguimos com apresentação dos resultados do SPAECE DIAGNÓSTICO e a discussão sobre como utilizar os dados para ajudar na recomposição da aprendizagem.

A demanda que temos atualmente é diferente das defasagens e dificuldades de aprendizagens que existiam antes da pandemia. Por isso, é preciso mais do que recuperar, construir uma ação complexa e significativa que vise, não só reconectar o estudante à trajetória cognitiva afetada pelo distanciamento, mas também reduzir a desigualdade educacional.

O foco deve estar na reconstituição, na reorganização e na reconstrução das aprendizagens. Isto significa desenvolver ações que foquem no desenvolvimento das habilidades essenciais que foram prejudicadas e que são fundamentais para a continuidade do caminhar pedagógico dos estudantes. Constatamos que a Secretaria de Educação do Município de Cascavel não tem medido esforços, aprimorando e inovando ações, projetos e politicas públicas para sanar as desigualdades educacionais dos alunos, marcadas pela pandemia, com o objetivo de recompor das aprendizagens.

A CREDE 9 agradece a receptividade e a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Cascavel.