I Encontro da Formação Regional do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais – CREDE 9

25 de maio de 2022 - 16:59

A Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento da Educação – CREDE 9, por meio da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – CEDEA, junto com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC, realizou nos dias 11, 18 e 24 de maio de 2022, o   I Encontro da Formação Regional  do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais – NTPPS (1ª, 2ª e 3ª séries),  com Professores/as Novatos/as das escolas da CREDE 9.

 Esse momento de fortalecimento e qualificação da Prática Docente teve como finalidade aprofundar os princípios e a metodologia utilizados nos planos de aula de Projeto de Vida e Mundo do Trabalho.

Para participar desse momento formativo contamos com a presença das/os professoras/es que lecionam o NTPPS nas 1ª, 2ª e 3ª séries das escolas   EEM Ronaldo Caminha Barbosa, EEM Wladimir Roriz, EEMTI Marconi Coelho Reis, EEM Jaime Tomaz de Aquino, EEMTI Raimundo Nonato Carlos dos Santos, EEMTI Maria Dolores Alcântara e Silva, EEMTI Luizete Albano de Freitas Menezes e EEMTI Júlia de Melo.

O grande diferencial da Formação é contar com a participação de professoras das nossas próprias escolas na condução da formação. Como facilitadora da 1ª  série tivemos a professora Joana D’arc  da EEM Wladimir Roriz e da EEMTI Luizete Albano de Freitas Menezes. Já como facilitadora da 2ª série  contamos com a professora   Verônica  Batista que leciona na EEM Francisca Moreira de Sousa. Na 3ª série a formadora foi a professora Celiane Carvalho da EEM Ronaldo Caminha Barbosa. Essa metodologia de formação de pares, propicia ao docente vivenciar e aprofundar conhecimentos teóricos, articulado com as experiências vivenciadas no cotidiano escolar para fortalecer a prática pedagógica dos seus pares, rompendo assim, com os modelos tradicionais de formação de professores que tem por base o repasse de informações por especialistas.
Com ressaltou Paulo Freire, “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.