Visita à Secretaria Municipal de Educação de Horizonte

5 de maio de 2022 - 16:40

Na manhã de hoje, 05 de maio de 2022, o Orientador da Célula de Cooperação com os Municípios da 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 9, Elisvaldo Oliveira, e a Gerente Regional do MAIS PAIC, Danielle Souza, visitaram a Secretaria Municipal de Educação de Horizonte e foram acolhidos pela Gerente Municipal do MAIS PAIC, Antônia Neuma da Silva, e pela Diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Jacinta Batista de Carvalho, para um café com um diálogo das ações educacionais.
Segundo o dicionário, recuperar significa tornar a ter a posse, reaver; já recompor, reconstituir, reorganizar, restaurar. Por isso, muitos têm preferido usar recomposição de aprendizagem para identificar o movimento que é necessário hoje.
A demanda que temos atualmente é diferente das defasagens e dificuldades de aprendizagens que existiam antes da pandemia. Por isso, é preciso mais do que recuperar, mas construir uma ação complexa e significativa que vise não só reconectar o estudante à trajetória cognitiva afetada pelo distanciamento, mas também reduzir a desigualdade educacional.
O foco deve estar na reconstituição, na reorganização e na reconstrução das aprendizagens. Isso significa desenvolver ações que foquem no desenvolvimento das habilidades essenciais que foram prejudicadas, mas que são fundamentais para a continuidade do caminhar pedagógico dos estudantes. Assim a Secretaria de Educação do Município de Horizonte não tem medido esforços, aprimorando e inovando ações, projetos e politicas públicas para sanar as desigualdades educacionais dos alunos, oriundas das pandemia, e recompor as aprendizagens.
A CREDE 9 agradece a receptividade e a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Horizonte.