CREDE 9 realiza Etapa Regional – Ceará Científico Digital 2021

3 de novembro de 2021 - 11:31

A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 9/Horizonte, por meio da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – CEDEA e Célula de Cooperação com os Municípios – CECOM, realizou no dia 29 de outubro a solenidade de premiação do CEARÁ CIENTÍFICO DIGITAL 2021  –  ETAPA REGIONAL – CREDE 9 via You tube.

Estiveram presentes a orientadora da CEDEA, Ana Paula Nogueira, o Orientador da CECOM, Elisvaldo Oliveira, equipe CEDEA, o Diretor do IFCE – Campus Horizonte, Moisés Mota, Técnicos das Secretarias Municipais de Educação de Beberibe, Pindoretama, Pacajus e Cascavel, gestores escolares, professores, alunos dos projetos campeões e o intérprete da EEM Wladimir Roriz, Gutemberg Mendes.

No decorrer da cerimônia assistimos vídeos do coordenador da CREDE 9, Pedro Henrique, da Secretária da Educação Eliana Estrela e da coordenadora da COGEM Iane Nobre que parabenizaram a todos os envolvidos no processo do Ceará Científico Digital 2021.

O Ceará Científico é uma política da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) em parceria com a Seara da Ciência, entidade vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC),  o  Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que propõe a culminância em sua etapa Estadual, de todos os projetos científicos e artístico-culturais trabalhados sistematicamente no cotidiano escolar, a fim de celebrar e socializar as produções de conhecimentos nas diversas áreas do saber. Essa ação faz parte do Programa Ceará Educa Mais, desenvolvido pelo Governo do Estado, com o objetivo de elevar o desempenho acadêmico e aprimorar as competências socioemocionais dos estudantes para proporcionar a melhoria da aprendizagem na rede pública estadual de ensino.

Esse projeto faz parte da política educacional de popularização das ciências, da cultura e da tecnologia do Governo do Estado do Ceará. Essas ações pedagógicas objetivam a produção e a dinamização do conhecimento no contexto da sala de aula, da escola, da comunidade, da sociedade e do mundo.

Objetivos:

Estimular a investigação e a busca de conhecimento de forma cotidiana e integrada com toda a comunidade escolar, conduzida e desenvolvida pelos estudantes, sob orientação de seus professores, por meio da vivência do protagonismo estudantil.

Estabelecer relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das unidades curriculares da base comum do ensino fundamental, do médio, do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) e dos Itinerários formativos, com problemáticas sociais, culturais, econômicas e ambientais, de caráter local, regional, nacional e global, como ação curricular e articulada com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.

Incentivar a construção de projetos que promovam a integração curricular do tema abordado, enaltecendo a interdisciplinaridade e/ou a transdisciplinaridade e os eixos estruturantes dos itinerários formativos, fortalecendo a interface do conhecimento com o cotidiano escolar de forma permanente.

Estimular parcerias entre instituições acadêmicas ou educacionais com as escolas, visando o apoio científico, tecnológico e pedagógico, no desenvolvimento dos projetos.

Promover o intercâmbio científico, artístico e cultural nos âmbitos escolar e comunitário, incentivando a construção e o desenvolvimento de pesquisas, popularizando a arte, a cultura, as ciências e as tecnologias, de modo a oportunizar a participação de estudantes e professores em eventos dessa natureza, nos âmbitos regional, estadual, nacional e internacional.

Apresentar, através de formato digital, o resultado das pesquisas nas 9 (nove) modalidades previstas neste edital.

Promover nas escolas participantes do Ceará Científico Digital em sua Etapa de culminância (fase estadual) a Jornada Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), a cultura maker e o Letramento Científico para discutir, apoiar ações de inovação, de desenvolvimento científico e metodologia de elaboração de trabalhos focados na publicação de artigos científicos.

As escolas estaduais participantes esse ano foram:

– EEM FRANCISCA MOREIRA DE SOUZA – SUCATINGA/BEBERIBE

– EEEP EDSON QUEIROZ – CASCAVEL

– EEEP JOSÉ MARIA FALCÃO – PACAJUS

– EEM JULIA ALENQUER FONTENELE – PINDORETAMA

– EEEP LUCIA HELENA VIANA RIBEIRO – HORIZONTE

– EEMTI MARCONI COELHO REIS – CASCAVEL

– EEM DIONE MARIA BEZERRA PESSOA – PACAJUS

– EEM JAIME TOMAZ DE AQUINO – FORQUILHA – BEBERIBE

A categoria Pesquisa Júnior (Ensino Fundamental) foi representada pelas seguintes escolas e seus respectivos municípios:

– CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPUTADO PEDRO JOSÉ – Pacajus

– EEF ABDON DANTAS DE ALMEIDA – Cascavel

– EEFUNDAMENTAL FRANCISCA HOLANDA COSTA – Pindoretama

– EMEF BOM JESUS DOS NAVEGANTES – Beberibe

A premiação deste ano se deu da seguinte forma:

LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS 

 1 LUGAR: EEM FRANCISCA MOREIRA DE SOUZA

PRESENCIAL, REMOTO, HÍBRIDO (PRESENCIAL?): OS DESAFIOS PARA O INCENTIVO À LEITURA NA ESCOLA E AS (RE) INVENÇÕES DO PROJETO BOOM LITERÁRIO NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO FRANCISCA MOREIRA DE SOUZA.

Alunas: Camilly Barros Lima, Sara Dayanne Fernandes de Lima  e João Matheus do Nascimento. Professoras: Rosângela dos Santos Carlos e Kelli Schmiguel

2 LUGAR: EEEP JOSÉ MARIA FALCÃO

O ENSINO DE LIBRAS POR MEIO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA, COLABORATIVA E INCLUSIVA.

Alunos: Amabyly Paulina Carvalho Pessoa, Ana Maria Chaves Silva e Emilly Lima do Nascimento.

Intérprete de Libras: Alex Teixeira Pena e Professor: Geraldo Pereira da Costa Filho.

3 LUGAR: EEM JULIA ALENQUER FONTENELE

A TAXONOMIA DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS APLICADA AO ENSINO DE LITERATURA: UMA ANÁLISE DO DOMÍNIO COGNITIVO.

Alunos: Maria Nycole Viana Mariano e Lorena Ferreira Ripardo

Professores : Álamo Pascoal das Neves Filho e  Igor Costa Cajaty

 FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO E APLICAÇÃO DAS TIC

 1 LUGAR: EEEP EDSON QUEIROZ

MATSOPT – CONECTADOS À REDE MUNDIAL DO CONHECIMENTO: A TECNOLOGIA COM UM FACILITADOR NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA.

Alunos: Laísse Nunes Pereira, Lorena Oliveira Azevedo  e Luanny de Oliveira,

Professor: Flávio Jussiê Ribeiro Fernandes

2 LUGAR: EEM JAIME TOMAZ DE AQUINO

BIOGAMES: O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA NAS AULAS DE BIOLOGIA NO CONTEÚDO DE GENÉTICA

Alunos: Lara Rute Freitas Soares, Taiane Sousa de Lima e Nycollas do Amarante Santos.

Professor: Luciano Fernandes de Moura

3 LUGAR: EEM JULIA ALENQUER

STUDENT PROTECTION: UM OLHAR COM EQUIDADE

Alunos: Kauan Almeida de Sousa e Kauan Camilo Pereira

Professores: Diana Monteiro e Igor Costa Cajaty

  MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

1° LUGAR: EEMTI MARCONI COELHO REIS

ELETROMAT: GAMIFICAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA.

Alunos: Sarah Candido Coelho e Thiago França Galindo

Professores: Emerson dos Santos Pinheiro de Matos e  Wermesson Silva de Castro 

2 LUGAR: EEM JAIME TOMAZ DE AQUINO

FORMAR E ENSINAR MATEMÁTICA: ALUNOS PROFESSORES, PROFESSORES APREDIZES.

Alunos: Lucas Ferreira Pinheiro, Camily Vitória Cordeiro Falcão e Thalya do Amarante Fernandes.

Professor: José Natanael Lima Almeida Anastácio.

 ROBÓTICA E AUTOMAÇÃO

1 LUGAR: EEP EDSON QUEIROZ

VESPERTILIO 01 – ROBÔ SEMEADOR PARA AGRICULTURA FAMILIAR

Aluno: Ud Madeiro Pereira

Professores: Francisco Augusto Oliveira Santos e Thayane Rabelo Braga Farias

2 LUGAR: EEM JAIME TOMAZ DE AQUINO

DICIONÁRIO DE TERMOS MATEMÁTICOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO JAIME TOMAZ DE AQUINO – DICIOMAT JTA

Alunos: Letícia Silva Serafim, Lívia Helena Silva de Oliveira  e Luis Henrique Alves Mateus

Professor: Iranildo dos Santos Guimarães

3 LUGAR: EEMTI MARCONI COELHO REIS

DSI: DETECTOR E SUPRESSOR DE INCÊNDIO

Alunos: Daniel Moura Nascimento, Josmo Jonnatha Gomes Pereira e Pedro Gustavo Paiva Moreira.

Professores: Thalys Caio da Costa e Dione Marlon Cardoso do Nascimento

 CIÊNCIAS E ENGENHARIAS

1 LUGAR: EEMTI MARCONI COELHO REIS/CASCAVEL

DESENVOLVIMENTO DE FILME PLÁSTICO BIODEGRADÁVEL APARTIR DA Psidium guajava

Alunos: David da Silva Ribeiro, Elislene Nascimento Fonseca e Samuel de Queiroz Pontes.  Professora. Heloina Lopes Capistrano

2 LUGAR: EEEP LÚCIA HELENA VIANA RIBEIRO

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANSIOLÍTICA DE PLANTAS DA FAMÍLIA ASTERACEAE EM ZEBRAFISH (DANIO REIO)

Alunos: Atyla Carneiro Alexandria, Ana Camila Saraiva Silva e Gizeli Kisia Lima de Oliveira.

Professora: Maria Katiane de Lima

3 LUGAR: EEM FRANCISCA MOREIRA DE SOUZA

A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS BÁSICOS DE BIOLOGIA E QUÍMICA NA IDENTIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES FALSAS SOBRE A COVID-19

Alunos: Sabrina Rocha Ribeiro e Victor Manuel de Lima,

Professores: Rafael Moura da Silva Barros e Elismar Rocha da Silva Ribeiro

EXPRESSÕES ARTÍSTICO – CULTURAIS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 1 LUGAR: EEM JULIA ALENQUER FONTENELE

MATRIZ DE CRIAÇÃO CÊNICA DO ESPETÁCULO “FORA”

Aluna Maria Dávila Lima Batista, PROF. ORIENTADOR Herbeson Sales Cassiano E PROF. COORIENTADOR Igor Costa Cajaty

2 LUGAR: ESCOLA DE ENSINO MÉDIO JAIME TOMAZ DE AQUINO

AS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E SUA IMPORTÂNCIA NA CONSCIENTIZAÇÃO NA TEMÁTICA AMBIENTAL DENTRO DA ESCOLA

Alunos: Lucas Ferreira Pinheiro, Lara Rute Freitas Soares e Dayane Medeiros Alves

Professores: Marina Costa Vieira e Anderson Gomes

3 LUGAR: EEM DIONE MARIA BEZERRA PESSOA

NO MUNDO DAS MULTILINGUAGENS: LITERATURA, TEATRO E NATUREZA

Aluno: Iury Rodrigues dos Anjos

Professora: Mônica Laurentino Martins

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS 

1 LUGAR: EEEP EDSON QUEIROZ

“SOBERANAS – LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER”: O ENSINO DE GÊNERO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA POR UMA EDUCAÇÃO PARA A IGUALDADE.

Aluna Jennyfer Lima Silva, Francisca Monayza Silva Azevedo e Geyce Elen dos Reis Forte. Professor: Cláudio Simplício

2 LUGAR: EEMTI MARCONI COELHO REIS

AS NUANCES DO PRECONCEITO E DA AUTODECLARAÇÃO DIANTE DO CENÁRIO SOCIOCULTURAL DOS REMANESCENTES DE QUILOMBO

Alunas: Ana Rebeka Monteiro Lima de Souza, Kaline Lima Teixeira e Maria Clara Silva Celestino.

Prof. Lorena Coelho Lacerda

3 LUGAR: EEM JAIME TOMAZ DE AQUINO

EDUCAR É REDUZIR DANOS: OS CUIDADOS DA ÁREA DE HUMANAS PARA COM O EDUCANDO EEM JAIME TOMÁS DE AQUINO, UMA ESCOLA MAIS HUMANIZADA.

Alunos: Lívia Nascimento de Oliveira , Pétria de Paula Cavalcante e Victória Evelyn Nascimento Felip

Professor: Kledson de Oliveira Giló

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

1° LUGAR: EEM JULIA ALENQUER FONTENELE

SISTEMA DE CULTIVO SEMI – HIDROPÔNICO COM RESÍDUO AGROINDUSTRIAL DE CANA-DE-AÇÚCAR

Alunos: Nárrida Fernandes Maia Santos e Maria Dávila Lima Batista

Professor orientador: Igor Costa Cajaty

 2 LUGAR: EEMTI JAIME TOMAZ DE AQUINO

EDUCAR PELA PESQUISA: ESTUDOS DA PALMA FORRAGEIRA (OPUNTIA COCHENILLIFERA) COM EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO

Alunos: Pâmela Ribeiro Nascimento de Lima, Luis Henrique Alves Mateus e Taiane Sousa de Lima.

Professores: Francisca Valéria Nogueira Matos e Ocivan Oliveira Moreira

3 LUGAR: EEEP LÚCIA HELENA VIANA RIBEIRO

O PAPEL: DO DESCARTE À (RE)UTILIZAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

Aluna: Maria Beatriz Falcão de Lima

Professora: Leideane Lima de Oliveira

 PESQUISA JÚNIOR – ENSINO FUNDAMENTAL II 

1 LUGAR: ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL ABDON DANTAS DE ALMEIDA – CASCAVEL

COMPACK: BLOCO SUSTENTÁVEL E ECOLÓGICO PRODUZIDO A PARTIR DA MISTURA DE ARGILA, CONCHAS DE BIVALVES E FIBRA DO COCO COMO PROPOSTA VISANDO A REDUÇÃO DOS IMPACTOS GERADOS NA PRODUÇÃO DE BLOCOS CERÂMICOS CONVENCIONAIS.

Alunos: Dafany de Paula Lemos, Marcelo Henrique Sampaio da Silva e Miguel de Castro Rocha.

Professor Orientador: Lucas Israel Evaristo da Silva.

2 LUGAR: ESCOLA: E.E.F. NAZARÉ FARIAS DE LIMA – PACAJUS

A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM DAS PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO DA BOTÂNICA PARA A SAÚDE HUMANA: CONHECENDO PLANTAS POUCO CONHECIDA PELOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPUTADO PEDRO JOSÉ.

Alunos: Ana Paula da Costa, Jeovanna Eduarda Inácio de Oliveira e José Natanael Cassiano Silva Lima.

Professores: Erinaldo Vitor de Castro  e Maria Valderina Cosmo da Silva

3 LUGAR: ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL BOM JESUS DOS NAVEGANTES

PANTERAS VERDES: UMA CIRANDA ENTRE ESCOLA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PROJETO DE VIDA.

Alunos: Antônia do Luzia Nascimento Soares e  Felipe Nascimento de Lima.

Professores: Márcia Ribeiro de Lima e André Soares dos Santos Paz

A CREDE 9 agradece aos técnicos municipais, gestores, professores, alunos e avaliadores que tornaram possível a realização da Etapa Regional – Ceará Científico Digital 2021 e contribuíram para que o trabalho com a pesquisa científica permaneça viva nas nossas escolas.