A EEM Jaime Tomaz de Aquino/CREDE 9 participa do Programa Parque Escola Virtual 2021

28 de outubro de 2021 - 10:07

O Programa Parque – Escola: Aprendendo com a Natureza foi criado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará – SEMA e a Secretaria da Educação do Estado do Ceará – SEDUC que integram o Órgão Gestor da Política Estadual de Educação Ambiental.

Este programa busca desenvolver novas abordagens interdisciplinares de educação baseadas em vivências com a natureza, ao transformar os Parques Estaduais em “salas de aula”, propiciando novas formas de construção do conhecimento e propicia aos professores e seus alunos momentos de contato e comunhão com a natureza, aprofundando as suas percepções para que se tornem uma verdade, uma compreensão essencial sobre o lugar de cada um neste mundo.

Em sua 4ª edição, tem como objetivo capacitar os professores das Escolas Públicas Estaduais para a prática interdisciplinar e transdisciplinar da educação ambiental nos parques estaduais/áreas ambientais do Ceará.

Dessa forma, a CREDE 9 foi representada pelo Prof. Ocivan Oliveira Moreira da EEM Jaime Tomaz de Aquino, situada em Forquilha/Beberibe que participou do processo de formação ofertado pela SEDUC e SEMA, seguindo as seguintes etapas:

– Formação/Oficina com os professores,

– Escolha da área ambiental a ser trabalhada,

– Elaboração do plano de aula,

– Aula de campo virtual para uma turma e

– Concurso de Redação (ainda a ser realizado pela escola).

O tema: Brasil, impactos ambientais e a sociedade foi escolhido para a realização da aula  (via google meet) nesta quarta feira, dia 27 de outubro com alunos, professores e convidados na escola em destaque.

A aula teve como principais objetivos: compreender quais são os principais problemas ambientais existentes no Brasil,  refletir sobre a relação existente entre o meio ambiente e a sociedade e reforçar a importância da preservação ambiental.

A aula de campo contou com a participação dos alunos do 3° ano C da JTA que acompanharam de forma presencial, bem como através do Google meet, alunos esses que se preparam para o Enem 2021, além de aproveitarem o momento para atualizarem seus conhecimentos, interagiram com ferramenta e o professor garantiu uma tarde de muito aprendizado e sensibilização do nosso papel na mitigação dos impactos ambientais a nível local e global.