II Ciclo de Formações Síncronas do Foco na Aprendizagem

30 de setembro de 2021 - 11:17

Nos dias 28 e 29 de setembro, a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 9, por meio da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem, CEDEA 9, realizou os encontros formativos do II Ciclo de fortalecimento e recuperação das aprendizagens com professores de Língua Portuguesa e Matemática lotados na nossa regional.

Na terça-feira, os professores de Língua Portuguesa também analisaram como os resultados da II Avaliação Diagnóstica poderiam auxiliar na preparação para a próxima avaliação externa a ser feita pelos estudantes de 3ª série. Foi apresentada a versão do Material Estruturado para o professor. O formador regional, Douglas Wigner Brasil, trouxe para apreciação um plano de aula que trabalha o saber 18 (Reconhecer o sentido do texto e suas partes sem a presença de marcas coesivas). Na quarta-feira, os formadores regionais João Paulo Pereira e Rivya Pinheiro apresentaram três percursos de aulas para trabalhar conteúdos de Aritmética, Geometria Métrica e Álgebra.

A pauta dos dois dias foi construída com foco no desenvolvimento de Competências Digitais Docentes para uso crítico e consciente das tecnologias digitais para apoiar o ensino híbrido. Os professores avaliaram o momento da formação como muito proveitoso.