CREDE 9 realiza encontro sobre Educação Especial – Práticas Pedagógicas Inclusivas na sala de Aula Comum

21 de setembro de 2021 - 16:38

Hoje, 21 de setembro de 2021, comemoramos o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, realizamos um encontro com o tema: Práticas Pedagógicas Inclusivas na sala de Aula Comum com a Prof. Lucimary Carvalho, Pedagoga e Especialista em Educação Especial e Inclusiva do Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará – CREAECE. Esse dia é o marco do reconhecimento, reflexão e reafirmação das políticas e dispositivos legais voltados para a inclusão de mais de 20% da população brasileira, de acordo com o último Censo (2010) são 45 milhões de brasileiros que alegam ter algum tipo de necessidade específica e na CREDE 9 são em média 380 alunos com algum tipo de deficiência.

Estiveram presentes no evento o coordenador da CREDE 9, Pedro Henrique, a orientadora da CEDEA, Ana Paula Nogueira, técnicos da CEDEA, CECOM, professores, Gestores, profissionais da Educação Especial (prof. do AEE, Intérpretes de Libras e Cuidadores). O intérprete Alex Pena da EEEP José Maria Falcão/Pacajus acolheu a todos com um vídeo sobre o Setembro Surdo, em que houve uma reflexão sobre a importância das conquistas obtidas pela comunidade surda ao longo dos anos.

Dessa forma, o encontro de hoje nos proporcionou um leque de reflexões pautadas nas discussões sobre práticas inclusivas com equidade, Plano Educacional Individualizado – PEI, estratégias de ensino, como avaliar, importância do professor em conhecer o aluno, de estudar as síndromes e transtornos, modificações de práticas pedagógicas dentre outras questões pertinentes ao dia a dia de sala de aula com os alunos com alguma deficiência.

Segundo Maria Teresa Eglér Mantoan, “ Ensinar a turma toda reafirma a necessidade de se promover situações de aprendizagem que formem um tecido colorido de conhecimento, cujos fios expressam diferentes possibilidades de interpretação e de entendimento de um grupo de pessoas que atua cooperativamente, em uma sala de aula.”

É importante salientar que todo mundo aprende! Que o processo de aprendizagem de cada pessoa é singular, tem ritmos diferentes e que a educação inclusiva diz respeito a todos, sem distinção.

Dessa forma, a CREDE 9 reafirma o seu compromisso em promover ações que remetam à prática da verdadeira inclusão e que todos os direitos dos alunos com ou sem necessidades sejam respeitados em todas as escolas de sua abrangência.