CREDE 9 REALIZA DIÁLOGOS REFLEXIVOS COM SEUS GESTORES ESCOLARES

30 de junho de 2021 - 18:25

A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 9, através da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (CEDEA) – CREDE 9 realizou, entre os dias 28 e 30 de junho, um diálogo reflexivo com seus gestores escolares, na ideia de fechar o semestre vigente e pensar o próximo sob uma perspectiva mais vanguardista dos processos e fortalecimento do que vem sendo desenvolvido pelas escolas.

 

O grupo foi acolhido com a interpretação da música Abri a porta de Dominguinhos, feita pela Orquestra Sinfônica da Bahia. O tema da letra foi o mote da conversa, em expressarmos, no primeiro momento, o sentimento e expectativas para os encontros.

 

A agenda desses espaços foi construída sob dois pontos essenciais: contextualizar o grupo sobre quais elementos seriam tratados e relevados, que estão na ação da escola e no rodear dela, que a regional observa e promover uma oficina de discussão e proposição de modelos e desenhos de transição para o ensino híbrido. Queria-se com isso, destacar pontos importantes a serem priorizados e que seriam de gerência da instituição escolar e da Secretaria de Educação do Estado/CREDE.

 

Durante a contextualização, foram trazidos pelo Professor Pedro Henrique, Coordenador da CRED 9, trechos dos documentos e textos norteadores do fazer escola na pandemia, dentre eles o Guia de possibilidades, plano de retomada, Diretrizes para o ano letivo 2021, objetivos estratégicos da Secretaria de Educação do Estado/CREDE, além de indicadores de aprendizagem, produzidos pelas unidades de ensino.

 

Para a ocasião das oficinas, os participantes eram divididos em grupos que analisavam um estudo de caso com uma escola de contexto real e a partir disso, se colocavam, apontando o que seria necessário para uma transição ao ensino híbrido, a luz de diversos elementos.

 

Durante as discussões, os gestores partilhavam suas experiências e modelos já esboçados de ensino híbrido, e ainda, os indícios que deveriam ser de atenação como a questão do transporte escolar; demanda da comunidade escolar, revelada pela consulta ao interesse de retorno e condições de recursos humanos e físicos.

 

Destaca-se aqui a fala do Professor Luciano Nogueira, diretor da EEM Dione Maria Bezerra Pessoa de Pacajus, sobre essa temática ser de cunho social e política, necessário de muito planejamento, para elaborar um “produto” de estruturação e organização do espaço escolar, que apresente este e comunique efetivamente o pensar escolar, de maneira acolhedora.

 

A produção desses momentos exigiu da equipe CREDE estudos e planejamento esmiuçados, já que os objetivos eram amplos e processual. O resultado nos mostrou a importância de dialogar sempre quem faz a escola lá no seu chão e que o serão necessários outros encontros e atividades para conduzir a educação a esse novo formato.

02030405060708