I Ciclo de Encontros Síncronos do Foco na Aprendizagem 2021
10 de junho de 2021 - 14:22
Nos dias 08 e 09 de junho, a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 9, por meio da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem, CEDEA 9, realizou os encontros formativos com professores de Língua Portuguesa e Matemática lotados na nossa regional.
Esses momentos fazem parte da iniciativa Foco na Aprendizagem 2021, desenvolvida pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc-Ce), que considera o percurso do ensino remoto de 2020, com a perspectiva de articular as ações didático-pedagógicas em torno dos ciclos de fortalecimento e recuperação das aprendizagens e do desenvolvimento de competências digitais docentes por meio da formação continuada, com vistas à garantia da equidade nos processos educativos.
No encontro com os professores de Língua Portuguesa e os coordenadores que acompanham a área, via Google Meet, contamos com a participação dos técnicos em avaliação na CEADE/Seduc, José Alves e Lílian Guedes. Eles promoveram um momento de conhecimento acerca do perfil da avaliação diagnóstica realizada no mês de fevereiro, o perfil construído pelos alunos da nossa regional, por escola, e os saberes que tiveram maior percentual de erro no estado. Nosso formador regional, Douglas Wigner, personalizou o grupo com a proposta do Mandacaru das Letras e trouxe propostas de aulas para trabalhar os saberes que nossos alunos tiveram menor percentual de acerto.
No encontro com os professores de Matemática e os coordenadores que acompanham a área, via Google Meet, contamos com a participação da técnica da CODED/CED, Pauliane Ibiapina, que trouxe o desenho do Ciclo de fortalecimento e recuperação das aprendizagens e continuum curricular. Os formadores regionais, João Paulo Pereira e Ryvia Pinheiro, apresentaram os resultados da Diagnóstica 2021.1 com análise pedagógica por conhecimentos e habilidades, a plataforma SISEDU e promoveram uma oficina sobre o uso do Material Didático Estruturado – MDE para o fortalecimento e recuperação das aprendizagens que contemplem os tipos de vínculos das/os estudantes com as escolas.
Os dois encontros mobilizaram estratégias de apoio pedagógico para as/os professoras/es por meio de diferentes recursos didáticos e metodológicos com o uso das tecnologias digitais e do Material Didático Estruturado (MDE) de Língua Portuguesa (LP) e Matemática (MAT) para o fortalecimento e a recuperação das aprendizagens, além do desenvolvimento das competências cognitivas das/os estudantes, atentando às necessidades do ensino remoto/híbrido.