CREDE 9 REALIZA ENCONTRO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
24 de maio de 2021 - 16:08
A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 9 – CREDE 9, através da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem, realizou no dia 18 de maio de 2021 o Encontro da Educação de Jovens e Adultos – EJA, que contou com a presença de gestores, coordenadores e professores das escolas que atendem essa modalidade na regional.
O encontro teve como objetivo fortalecer o trabalho de todos que atuam com as turmas da EJA, favorecendo reflexões ao fazer pedagógico a partir dos resultados da avaliação diagnóstica adotada pela rede para averiguação de aprendizagens, na perspectiva de garantir o uso pedagógico dos dados e possíveis intervenções na melhoria da aprendizagem e favorecimento da continuidade dos estudos aos alunos desta etapa de ensino.
Iniciamos o momento com o depoimento do aluno da EJA da EEM Padre Coriolano de Pacajus, Juan Carlos de Souza Costa, recém aprovado pelo SISU 2021 para cursar agronomia na UNILAB, que nos trouxe muitas reflexões acerca das garantias de acesso e continuidade dos estudos a esse público da EJA.
Em seguida, o professor Pedro Henrique, Coordenador da CREDE, fez sua fala destacando a importância do zelo e cuidado que precisamos ter com o público da EJA, especialmente nesses tempos de ensino remoto e ainda, destacou a necessidade de instigarmos nos alunos as potencialidades da continuidade dos estudos e do ingresso na universidade.
Na oportunidade, contamos com a participação da orientadora da Célula de Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio Noturno – CEJEN/ SEDUC, Professora Doutora Aparecida Prado que destacou a proposta de trabalho e os desafios na efetivação da EJA como um direito a aprender a ser assegurado ao longo da vida e o respeito à diferença e diversidade.
Em seguida, o formador de professores de matemática do ensino médio da CREDE 9, Professor João Paulo de Sousa, apresentou uma análise de Matemática da avaliação diagnóstica na EJA através de um estudo de caso, possibilitando aos participantes refletir possíveis ações interventivas. E ainda, tivemos a participação da técnica pedagógica da CREDE 9, Sara Morais, que destacou uma análise de resultados da avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e o público da EJA, na perspectiva das potencialidades do trabalho com a redação junto a esses alunos.
Para concluir, agradecemos a presença de todos que atuam na EJA e ressaltamos a importância de continuarmos na luta pelas melhorias de acesso e de serviços a essa modalidade tão inclusiva.




