CREDE 9 realiza Encontro Educação Especial
12 de maio de 2021 - 15:01
No dia 11 de maio de 2021, a Célula de Desenvolvimento da Escola e da aprendizagem – CEDEA 9, realizou o Encontro de Educação Especial, com o objetivo de Discutir sobre Inclusão Educacional e Apresentar as Orientações Pedagógicas da Coordenadoria de Diversidade e Inclusão Educacional – CODIN para o Ensino Remoto.
O encontro aconteceu virtualmente e teve como público: o Coordenador da CREDE 9, Pedro Henrique, orientadora da CEDEA 9, Ana Paula Nogueira, Coordenadora da Codin/SEDUC, Nohemy Rezende Ibanez, Assistente Técnica da Educação Especial/Sefor1, Gêwada Linhares, o Psicólogo Educacional Bruno Garcia, o aluno Laison Ferreira da EEM Pe Coriolano/Pacajus, representantes da CEDEA, CECOM, Coordenadores Escolares, Professoras do AEE, Intérpretes de Libras, Cuidadores e representantes das Secretarias Municipais dos municípios de nossa abrangência.
O evento contou com momentos marcantes: a acolhida com o Psicólogo Bruno Garcia que refletiu sobre o que potencializa e o que dificulta a prática dos profissionais da Educação Especial, momento rico de reflexão. A palestra com Gêwada Linhares: Um Olhar para a Educação Inclusiva nos mostrou conceitos, práticas, definições e o que diz a Legislação sobre o que realmente é incluir. A prof. Nohemy Rezende nos trouxe inquietações, apontamentos e reflexões fortes sobre a Educação Inclusiva. O aluno Laison Ferreira, que tem baixa visão, emocionou a todos com seu depoimento de sucesso ao entrar na Universidade Federal do Ceará, mostrando que sua limitação não foi de modo algum empecilho para a concretização de seus sonhos e por fim a técnica da CEDEA, Roseneide Furtado apresentou as Orientações Pedagógicas (Educação Especial) da CODIN para o Ensino Remoto.
A CREDE 9 agradece a presença de todos os envolvidos na causa da Inclusão Educacional e que continuemos nessa constante luta pela garantia de direitos das pessoas com deficiência no contexto da educação, viabilizando a democratização de diversos espaços e serviços para aqueles que não possuem acesso a eles.
“Se o lugar não permitir o acesso a todas as pessoas, esse lugar é deficiente”
Thaís Frota




