SIGE E SAAP são o foco de formação promovida pela CECOM 09
18 de março de 2021 - 13:14
Com a finalidade de fortalecer o regime de colaboração estadual, a Célula de Cooperação com os Municípios (CECOM 09), em parceria com a SEDUC, realizou, nos dias 16 e 17 de março de 2021, a formação SIGE/SAAP, proporcionando a Técnicos das SME e representantes das escolas municipais que compõem a CREDE 09 uma maior apropriação das funcionalidades dos sistemas SIGE e SAAP, para aperfeiçoarem o gerenciamento das redes escolares.
O evento foi realizado através da plataforma Google Meet em três momentos diferentes, por conta da quantidade de participantes da nossa regional: na terça-feira de manhã, com Cascavel; à tarde com Horizonte e Pindoretama; e na quarta-feira, também à tarde, com Pacajus, Chorozinho e Beberibe. Os três encontros tiveram, como palestrante, o Professor Cláudio Roberto, da SEDUC, e, como mediadores, os Técnicos da CECOM 9, Rafael Carvalho e Andréa Napolião. O evento também contou com a participação da Gerente Regional do MAIS PAIC, Danielle Souza, que acolheu os participantes e celebrou a participação honrosa do palestrante.
Dentre os assuntos abordados em sua explanação, o professor Cláudio Roberto reforçou que o SIGE, por ser um sistema informatizado, no atual contexto em que a educação se apresenta, vai muito além do armazenamento de dados: ele é um suporte essencial para o gerenciamento e a agilidade nos processos. Além disso, foi apresentada a iniciativa para adesão e uso por parte dos municípios da plataforma Diário On-line, inspirada no case de sucesso da rede estadual de ensino. Quanto ao Sistema de Acompanhamento das Ações do Paic – SAAP, sua exposição e a exemplificação de seus processos comuns também foram bastante produtivas. A CREDE 9 agradece a todos, principalmente ao Prof. Cláudio Roberto, por ter se disponibilizado para participar dos três encontros, que foram importantes para a capacitação dos entes envolvidos, pois estes puderam trocar experiências e tirar suas dúvidas.